Comercialização da gasolina no Brasil aumenta 8%

Vendas de óleo diesel e de gasolina aumentam 54% e 8% em relação ao mesmo período do ano anterior

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A comercialização da gasolina no Brasil atingiu a marca de 21,5 bilhões de litros no primeiro semestre de 2014. O volume é 8% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior, quando o consumo foi de 19,9 bilhões de litros. 

Desde janeiro deste ano, a gasolina comercializada nos postos de combustível é a S50, que contém, no máximo, 50 partes por milhão de enxofre.  Antes, a gasolina consumida no País possuía 800 partes por milhão de enxofre, ou seja, 16 vezes a quantidade de enxofre máxima do novo combustível.

Para garantir a oferta da nova gasolina no mercado nacional, foram realizados investimentos de cerca de R$ 21 bilhões em novas unidades de reforma e de hidrotratamento no parque de refino. Também foram feitas adequações logísticas ao longo da cadeia de distribuição e de revenda, que permitiram o transporte e o armazenamento do novo combustível com segurança e evitando contaminações.

Com a adoção da gasolina S50, além da redução do teor de enxofre, houve queda nos teores de hidrocarbonetos olefínicos e aromáticos, diminuindo os níveis de emissões dos veículos. Isso coloca o Brasil em patamar equivalente ao de países mais desenvolvidos e contribui para a melhora da qualidade do ar nas grandes cidades.

Diesel S10 

Comercializado desde janeiro de 2013, o diesel S10 também registrou forte aumento no consumo no primeiro semestre deste ano. Foram vendidos 6,5 bilhões de litros, o que corresponde a um crescimento de 54% no consumo em relação ao mesmo período do ano passado.

Com cerca de 25% do mercado total de diesel automotivo, sua utilização, aliada à evolução tecnológica dos novos veículos de ciclo diesel, coloca o Brasil em posição de destaque em termos de abastecimento de combustíveis e de exigências ambientais.

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