Produção de grãos chega ao recorde de 209 milhões de toneladas

Nova estimativa da Conab aponta alta de 0,6% em relação ao período anterior

Por
· 1 min de leitura
Soja deve atingir 98,9 milhões de toneladas no BrasilSoja deve atingir 98,9 milhões de toneladas no Brasil
Soja deve atingir 98,9 milhões de toneladas no Brasil
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A produção brasileira de grãos deve chegar ao recorde de 209 milhões de tonelada nesta safra 2015/16, o que representa aumento de 0,6% em relação à safra passada. Os números foram anunciados ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O destaque continua sendo a soja, que deve atingir 98,9 milhões de toneladas (2,9 milhões a mais do que no ciclo anterior). Isto se deve ao aumento de 3,2% da área plantada.
A produção do milho primeira safra reduziu 8,5%, com estimativa de 27,5 milhões de toneladas, mas a segunda safra cresceu 4,7% e deve alcançar 57,1 milhões. No balanço total da produção de milho, verifica-se que a colheita é semelhante à da safra 2014/2015 e deve atingir 84,7 milhões de toneladas.
O feijão primeira safra recuperou a produtividade. O reflexo disso está no incremento de 62,6 mil toneladas. A produção deve chegar a um 1,2 milhão de toneladas, apesar da queda na área plantada. No caso do arroz, houve uma quebra de 10,2%. Os motivos estão na área de menor plantio e no excesso de chuvas no sul do país.
O 7° levantamento da Conab aponta também que a área plantada deve alcançar 58,5 milhões de hectares, crescimento de 0,8% em relação à última safra. A soja é responsável por mais de 56% da área cultivada do país, com previsão de crescer 1 milhão de hectares.
Em relação à estimava do mês passado, a safra sofreu uma redução de 0,6% por causa de problemas climáticos na fase final das culturas. O principal motivo é a soja, que sofreu com a seca, sobretudo no Matopiba – região que compreende partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A queda em relação ao levantamento de março é de cerca de 2,2 milhões de toneladas.

Gostou? Compartilhe