Confira alguns fatos que marcaram 2016

Em meio a uma crise política e econômica, ano também foi marcado por tragédias que comoveram o município e o país

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O senso comum diz que o ano de 2016 foi um ano difícil. Ao se analisar os fatos políticos e econômicos é possível perceber que o argumento raso tem sim fundamentos. Além da crise vivenciada nestes setores, o ano foi marcado por tragédias, como a que envolveu a equipe da Chapecoense, que comoveu o país inteiro. Confira algumas das principais notícias publicadas pelo jornal O Nacional neste ano:


14 de Janeiro
A Manitowoc Company anunciou a suspensão da operação de fabricação de guindastes em Passo Fundo. Após cinco anos de operação da planta, a queda da demanda pelos produtos influenciada pelo cenário econômico vivenciado pelo país motivou a tomada da decisão.


16 de fevereiro
A edição do dia 16 de fevereiro destacou a operação realizada pelo 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Passo Fundo, o 3º GPA, a Defesa Civil e a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Ernestina, que vistoriou um depósito irregular de pneus no interior de Ernestina, localidade de Esquina Penz. No local estavam depositados clandestinamente cerca de 30 mil pneus, além de dezenas de veículos e lixo entulhado com acúmulo de água, condições apropriadas à proliferação de mosquitos como o aedes aegypti.


14 de março
Ao longo do ano acompanhamos as diversas manifestações realizadas em Passo Fundo contra a corrupção. No dia 14 de março noticiamos uma delas, que seguiu um movimento realizado em todo o Brasil. Milhares de manifestantes, vestidos de verde e amarelo em sua maioria, protestaram contra a atual situação do país, contra o governo e contra a corrupção.


03 de maio
A queda nas exportações e a não renovação de contratos determinaram a demissão de 300 funcionários da unidade de abatimento de aves da Minuano em Passo Fundo. A notícia foi destaque no dia 03 de maio.

04 de julho
A edição do dia 04 de julho destacou um momento histórico em Passo Fundo. O espírito olímpico invadiu a cidade para a passagem da Tocha Olímpica. O município foi uma 83 cidades-celebração. A programação da Tocha Olímpica culminou com uma grande festa no Parque da Gare. O momento iluminou os corações de milhares de pessoas que acompanharam o revezamento pelas ruas da cidade. A chama que simboliza a paz aqueceu o sentimento olímpico e reuniu atletas e pessoas da comundiade.

12 de agosto
No mês de agosto a cidade recebeu um dos seus principais eventos culturais: o XIII Festival Internacional de Folclore. Grupos de diversos países vieram a Passo Fundo para as atividades que se estenderam do dia 12 ao dia 20 de agosto. O tema principal foi a comemoração dos 150 anos do nascimento e dos 100 anos de morte de João Simões Lopes Neto. O Festival também fez referências aos temas: 159 anos de Passo Fundo; 60 da Faculdade de Direito da UPF; 50 anos do MTG; 170 anos da palavra folclore; 100 de fundação da Sociedade São Vicente de Paulo; 100 anos do início da Vila Rodrigues; e 100 anos de fundação do Clube Visconde do Rio Branco.

1º de setembro
A edição do dia 1º de setembro teve como destaque o impeachment da presidente Dilma Rousseff. O Senado Federal aprovou o processo com voto favorável de 61 senadores – sete votos a mais do que o mínimo necessário para a condenação. A seu favor, Dilma obteve 20 votos. Após condená-la por crime de responsabilidade, os senadores decidiram, por 42 votos a 36 e 3 abstenções, que Dilma continuaria podendo ocupar funções públicas.

03 de outubro
A reeleição do prefeito Luciano Azevedo (PSB) Com 85.505 votos, 76,22% dos votos válidos, foi o destaque da edição. Osvaldo Gomes (PP) ficou em segundo lugar com 19.907 votos, o que representa 17,75%. Rui Lorenzatto (PT) conquistou 5.440 (4,85%), Professor Antônio (PSTU) teve 700 votos (0,62%) e Celso  Dalberto (PSOL), com 627 votos e equivalente a 0,56%, ficou em último lugar.

26 de outubro
A capa da edição do dia 26 de outubro teve como destaque uma tragédia ocorrida na região. Um avião monomotor sofreu um grave acidente causando a morte do piloto e de um passageiro. A aeronave, modelo EMB-711 Corisco, prefixo PT-NQS, havia reabastecido e decolava com destino a Passo Fundo, mas acabou caindo em Espumoso. Com o violento choque acabaram morrendo no local o piloto Diego Bohrer de 34 anos e o diretor do Grupo Cielo, Judiciel Kolberg, de 33 anos.

03 e 04 de dezembro
A edição dos dias 03 e 04 de dezembro destacou o luto da cidade de Chapecó que se preparava para receber os corpos das vítimas do acidente aéreo que vitimou 71 pessoas entre atletas e equipe técnica da Chapecoense, jornalistas e profissionais da aviação que trabalhavam no voo.

15 de dezembro
A edição destacou que Passo Fundo permanece entre as 10 cidades com maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho, com crescimento nominal de 2.07%. O município foi a 7ª maior economia do Rio Grande do Sul em 2014, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2013, Passo Fundo ocupava 6ª colocação no ranking dos maiores municípios.


17 de dezembro
Levantamento realizado pela Comissão dos Direitos Humanos de Passo Fundo apontou agravamento da situação da região conhecida como Beira-Trilho em relação aos últimos 10 anos. Neste período, população que reside às margens dos 15 quilômetros da linha férrea que serpenteia a cidade de uma extremidade a outra, aumentou de 1,1mil para cerca de 2 mil famílias.

Gostou? Compartilhe