O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, anunciou nesta terça-feira (17) a liberação de R$ 295,4 milhões aos estados para compra de equipamentos para os sistemas penitenciários. A comunicação foi feita durante reunião ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança (Consesp). Já existe a confirmação de que parte deste montante será destinado ao Rio Grande do Sul para a aquisição de tornozeleiras eletrônicas, scanners corporais e bloqueadores de celular para os presídios gaúchos.
Parte dos equipamentos que serão adquiridos com recursos do governo federal já tem destino certo: o Complexo Penitenciário de Canoas. "Já há a determinação para que seja priorizada a instalação no complexo prisional. São cerca de 2,5 mil vagas prontas, que representam um diferencial neste momento de crise em nosso sistema prisional", destacou o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.
A intenção do Ministério da Justiça e Cidadania é repassar os recursos ainda nesta semana. Para o secretário, a agilidade na liberação dos recursos ilustra o entendimento do governo federal sobre a necessidade de dar as condições para a execução de uma política nacional de Segurança Pública. "Vivemos uma realidade caótica no sistema penitenciário, não só no RS, mas em todo Brasil. Trata-se do elo mais problemático. É emblemático presenciar esta mobilização, pois nos dá a certeza da compreensão do atual cenário", completou.