IBGE vai medir violência doméstica no PNS

Para 2018 estão programadas três pesquisas complementares na área da saúde. Dados sobre violência doméstica será novidade da PNS

Por
· 3 min de leitura
Chefe da unidade gaúcha, José Renato Braga de Almeida, diz que pesquisas ainda dependem da liberação de recursosChefe da unidade gaúcha, José Renato Braga de Almeida, diz que pesquisas ainda dependem da liberação de recursos
Chefe da unidade gaúcha, José Renato Braga de Almeida, diz que pesquisas ainda dependem da liberação de recursos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O foco de 2018 serão os dados na área da saúde. O calendário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) incluí a execução das pesquisas de Saúde (PNS), de Saúde Escolar (PeNSE), e a de Saneamento Básico (PNSB). A informação foi confirmada pelo chefe da unidade gaúcha, José Renato Braga de Almeida, que esteve em Passo Fundo nesta semana para acompanhar o trabalho que está sendo realizado no Censo Agropecuário 2017.
As estatísticas não fazem parte do cronograma de trabalho, ou seja, não são pesquisas realizadas mensais, trimestral ou anualmente. Material complementar, geralmente feito por meio de parceria com instituições federais ou com o próprio governo, elas ainda dependem da liberação de recurso para execução. Conforme Almeida, para o primeiro semestre está prevista a pesquisa de Saneamento Básico e para o segundo semestre, a PNS. A última edição da PNSB saiu em 2008. A PNS saiu em 2013 e a PeNSE em 2015.
Cinco anos depois, a novidade da PNS da próxima edição é a vitimização. O IBGE fazia um levantamento que abrangia informações sobre acidentes de trânsito e tentativas de suicídio. Os dados constavam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD. “Estamos retomando algo nesse sentido que seria a vitimização, com a novidade da violência doméstica. É uma pesquisa que o IBGE já trabalha e no próximo ano iniciaremos”, enfatizou o chefe da unidade gaúcha do Instituto.
POF e Censo 2020
Além das pesquisas previstas, no primeiro semestre de 2018, o Instituto deverá finalizar a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017/2018. Abrangendo 75 mil domicílios em 1.900 municípios, a POF é o levantamento mais detalhado sobre os padrões de consumo dos brasileiros. Baseado nessa pesquisa, o IBGE atualiza a cesta de itens do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Almeida pontua que há uma tendência de realizar a POF de maneira contínua, nos mesmos moldes da PNAD. Isso significa que a pesquisa seria feita anualmente e não mais a cada cinco anos como funciona no momento.
Quando o período de coleta de informações do Censo Agro 2017 acabar, em fevereiro do próximo ano, a direção do instituto começará a pensar no grande Censo Demográfico de 2020. Para elaboração da estatística, são necessários três anos de trabalho prévio. “Para se ter uma ideia, com o Censo Agro, nós mobilizamos em torno de duas mil pessoas no RS. No Censo Demográfico, serão em torno de 15, 16 mil pessoas”, compara Almeida.


PNS
A Pesquisa Nacional de Saúde traz informações referentes às condições de saúde da população brasileira, tendo como enfoque aspectos relacionados ao acesso e utilização dos serviços de saúde, cobertura do Programa Saúde da Família, cobertura de plano de saúde, saúde bucal, acidentes de trânsito e violências, acrescidos de outros temas e indicadores, como percepção de discriminação nos serviços de saúde, presença de cães e gatos no domicilio, vacinação de animais e dengue.
Os resultados sobre as características dos domicílios possibilitam conhecer as necessidades e o acesso da população aos serviços de saúde em conjunto com os tradicionais determinantes sociodemográficos e os indicadores contextuais de habitação e saneamento. Um glossário, ao final da publicação, reúne os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão desses resultados.
Com a disponibilização de mais essa base de dados, o Ministério da Saúde e o IBGE ampliam consideravelmente o conhecimento sobre as características de saúde da população brasileira, oferecendo às instâncias executivas e legislativas, aos profissionais e pesquisadores, aos Conselhos de Saúde e aos demais agentes interessados no tema um amplo conjunto de informações necessárias à formulação, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas a esse importante setor.

PeNSE
A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE, efetuada em consonância com as normas e diretrizes utilizadas em âmbito internacional e nacional para levantamentos envolvendo sujeitos humanos, em particular, adolescentes, tem por objetivo conhecer e dimensionar os diversos fatores de risco e de proteção à saúde desse grupo populacional.
A realização da PeNSE amplia significativamente o conhecimento das características de saúde da população adolescente brasileira, contribuindo com informações para o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco de Doenças Crônicas não Transmissíveis, do Ministério da Saúde.
PNSB
A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico tem por objetivo investigar as condições do saneamento básico do País junto às prefeituras municipais e empresas contratadas para a prestação desses serviços nos 5 565 municípios existentes na data de referência da pesquisa. Tal investigação, de cobertura nacional, permite não só efetuar uma avaliação da oferta e da qualidade dos serviços prestados como também analisar as condições ambientais e suas implicações diretas com a saúde e a qualidade de vida da população brasileira.

Gostou? Compartilhe