Previsão de calor e pancadas de chuva nos próximos dias

A previsão indica que os valores acumulados deverão oscilar entre 20 mm e 35 mm na maior parte das áreas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A próxima semana permanecerá com calor e chuvas de verão no Rio Grande do Sul, informa o Relatório Oficial nº 3 elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, pela Emater-RS e pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Na segunda (3) e terça-feira (4), o calor seguirá predominando, com temperaturas entre 35°C e 38°C no interior gaúcho e possibilidade de pancadas de chuva, típicas de verão, em áreas isoladas. Na quarta-feira (5), o deslocamento de uma frente fria provocará chuva em todas as regiões, com possibilidade de temporais isolados.

A previsão indica que os valores acumulados deverão oscilar entre 20 mm e 35 mm na maior parte das áreas, podendo superar os 45 mm em algumas localidades do Alto Vale do Uruguai. Na Zona Sul, Região Central e no Planalto, os volumes previstos deverão ser inferiores a 20 mm.

Colheita do milho avança

A cultura do milho no Rio Grande do Sul está 14% em desenvolvimento vegetativo, 11% em floração, 24% em enchimento de grãos, 25% em maturação e 26% das lavouras estão colhidas. A colheita avançou principalmente nas regiões de Santa Rosa, Ijuí e Frederico Westphalen, onde mais de 50% das lavouras foram colhidas apresentando produtividades variáveis em função do estágio em que se encontravam no período do déficit hídrico e também da duração desse período.

Na região de Santa Rosa, alguns municípios apresentam produtividade acima da expectativa inicial. As lavouras semeadas nos meses de novembro e dezembro retomaram um bom desenvolvimento, favorecidas pelas chuvas da última semana.

As lavouras de soja estão totalmente implantadas, sendo que 37% delas se encontram em germinação e desenvolvimento vegetativo, 36% em floração e 27% em enchimento de grãos.

O arroz encontra-se, em sua maior parte, no estágio reprodutivo, com condições favoráveis para o bom desenvolvimento da cultura. De acordo com o relatório, a condição atual está melhor que a da safra passada.

A situação de outras culturas como feijão (1ª safra), tabaco, olerícolas, frutícolas, pastagens, bovinoculturas de corte e leite estão no relatório completo, que pode ser consultado aqui.

Gostou? Compartilhe