Termina hoje (27), às 23h59, o prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O término do período de inscrições estava previsto inicialmente para a sexta-feira (22). De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a decisão foi tomado devido ao cenário da pandemia de coronavírus. As inscrições devem ser feitas no site do INEP. De acordo com o Instituto, a edição de 2020 já tem mais de 5 milhões de inscritos.
Os dados declarados pelos candidatos devem ser conferidos e apenas alguns deles podem ser modificados na página do participante, durante o acompanhamento da inscrição. No caso da escolha do município para fazer a prova, por exemplo, o Inep pede cuidado reforçado, porque, após o encerramento do prazo, não será possível trocar. Além disso, é necessário memorizar a senha ou anotá-la e guardá-la em local seguro, porque é com ela que o participante irá acompanhar todas as etapas de execução do exame.
As novas datas das provas ainda não foram definidas, foi anunciado apenas que serão de 30 a 60 dias após os dias determinados inicialmente. Elas serão decididas em uma enquete com os inscritos no final de junho.
Prova digital
Foram disponibilizadas 101 mil vagas nesta modalidade e todas já foram preenchidas.
Acessibilidade
Os participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular terão terão a disposição um leitor de tela. O aplicativo possibilita a leitura de textos que estão na tela do computador, ao converter, por meio de voz sintetizada, tudo o que aparece escrito no monitor. O software disponibilizado será o NVDA, e o sistema, o Dosvox, de acordo com o INEP.
Neste ano, os recursos de acessibilidade são exclusivos para a prova impressa. O prazo para solicitação de atendimentos específicos também é hoje (27). Entram nessa categori gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. O pedido também deve ser feito pela Página do Participante.
Isenção
A gratuidade de isenção está garantida para todos os participantes que preencham os requisitos descritos no edital, mesmo sem o pedido formal.
Pagamento
Aqueles que não se encaixam nos critérios de isenção devem realizar o pagamento de R$ 85 até amanhã (28).
Com informações da Agência Brasil