O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) apresentou, nessa quinta-feira (30), o Plano de Trabalho 2022-2023. O documento norteia as ações que serão desenvolvidas no biênio para o fortalecimento do setor.
O Plano inclui a readequação do Complexo Turístico da Roselândia para aumentar a diversidade de opções turísticas. Rotas Turísticas, rurais e urbanas, também devem ser criadas. O documento ainda prevê a implementação do Centro Atendimento ao Turista (CAT) e de Pontos de Informações Turísticas (PIT). Outros pontos do Plano são a capacitação de profissionais para a área e a ação de marketing "Venha Viver Passo Fundo".
O Plano de Trabalho viabiliza a manutenção de Passo Fundo na categoria B do Ministério do Turismo. A categorização nacional, que vai até a letra E, corresponde a uma ferramenta para proporcionar apoio financeiro adequado aos municípios. “Por exigência do Ministério do Turismo, nós precisamos apresentar um Plano de Trabalho. Reunimos os conselheiros e validamos o planejamento. Essas ações serão colocadas na plataforma do Ministério do Turismo para que Passo Fundo continue tendo o selo de categoria B e possa, assim, com o Conselho Municipal de Turismo, se capacitar para receber recursos ao turismo”, considerou o presidente do COMTUR e também secretário de Desenvolvimento, Diorges Oliveira.
Detalhamento do plano
O plano compreende três eixos: infraestrutura, marketing e gestão e planejamento. Para cada um deles, foram previstas uma série de programas.
Eixo Infraestrutura
Programa: Atendimento ao Turista PIT e CAT
Implementar o Centro Atendimento ao Turista (CAT), Pontos de Informações Turísticas (PIT), capacitar profissionais para atendimento personalizado e estabelecer pontos para efetivação de postos de informações para potencializar a divulgação de produtos, serviços e atrativos.
Programa Passo Fundo On-line
Disponibilizar acesso gratuito à internet via Wi-Fi partir de parcerias com empresas privadas a fim de melhorar a qualidade da infraestrutura dos postos turísticos e facilitar a utilização de serviços on-line.
Programa Complexo Turístico da Roselândia
Readequar o complexo turístico e estabelecer uma coordenação com as entidades que compõem o Complexo Turístico com o objetivo de aumentar a diversidade de opções turísticas e fomentar a economia e qualidade de vida do setor.
Programa: Sinalização Turística e Acessibilidade
Aumentar e padronizar a sinalização viária da cidade e confeccionar placas indicativas nos padrões internacionais a fim de promover a segurança e o acesso aos destinos escolhidos por seus usuários.
Programa: Rotas Turísticas (Rurais e Urbanas)
Criar roteiros que integrem os atrativos turísticos existentes e também incentivar novas rotas conforme a demanda de cada segmento para otimizar a promoção turística do destino. O município conta com as rotas sacra, dos monumentos históricos, dos parques verdes e do interior.
Eixo Gestão e Planejamento
Programa: Observatório de Turismo
Elaborar banco de dados com a finalidade de monitorar o desenvolvimento do turismo. Tais materiais de pesquisa serão importantes para um planejamento estratégico de ações que contribuam com a atividade turística.
Cadastur Passo Fundo
Conscientizar o trade turístico junto ao sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. O objetivo é atender à legislação federal nº11.771/08, promovendo o ordenamento, formalização e legalização de empresas e profissionais do setor.
Capacitação para o Turismo
Definição de cursos com a demanda informada pelo Conselho de Turismo a fim de qualificar a mão de obra local.
Eixo Marketing (Sensibilização, Promoção e Apoio a Comercialização)
Programa Venha Viver Passo Fundo
São ações: dispor de roteiros distintos que atendam com satisfação a experiência buscada pelo turista, otimizando a promoção turística do destino; alavancar o turismo de forma contínua para garantir acessibilidade digital as informações diárias de nossa cidade; efetuar uma ação de marketing integrada entre o COMTUR e o trade turístico regional, ampliando nossa capilaridade e criando a cultura do turismo de forma ininterrupta e crescente na população. O foco é que Passo Fundo seja referência em receptividade e hospitalidade, atendendo à demanda de maneira sustentável.