Apesar de 2022 ter sido avaliado como um ano desafiador para o setor da aviação, algumas companhias aéreas conseguiram manter o desempenho e foram reconhecidas no relatório final (OnTime Performance-OTP Review 2022) da Cirium – a principal referência mundial de dados operacionais no setor. Foi o caso da Azul, o grande destaque do último ano, eleita como a companhia mais pontual da América Latina e do mundo, sendo a primeira companhia aérea brasileira a conquistar essa honraria.
Com o total de voos analisados, a Cirium apontou um índice de pontualidade de 88,93%, o que coloca a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas na frente de companhias sempre bem-posicionadas nesse quesito, como as globais All Nippon Airways (ANA) e Japan Airlines (JAL) e as latino-americanas Sky e Copa.
A companhia aérea é considerada pontual quando seus voos pousam até 14 minutos depois do horário planejado de chegada, e a Azul tem sido reconhecida nos últimos meses – e agora nos resultados gerais de 2022 pela Cirium – justamente por cumprir essa meta na maioria dos seus mais de 900 voos diários.
Segundo Jeremy Bowen, CEO da Cirium, a performance da Azul, que se destacou como estrela em pontualidade operacional, deve ser considerada ainda mais impressionante diante de um ano “incrivelmente ativo para as companhias aéreas latino-americanas, com um aumento de 31% no volume de voos em relação ao ano anterior”.
O relatório de pontualidade da Cirium para companhias aéreas é a análise mais antiga do setor de aviação e monitora voos de empresas dos cinco continentes. A análise leva em conta informações de mais de 600 fontes de voos em tempo real, aeroportos, sistemas de distribuição global, dados de posição e autoridades de aviação civil, além das próprias companhias aéreas.