PAC inclui pelo menos sete empreendimentos de investimentos em Passo Fundo

População deve ser beneficiada com construção de casas, obras de infraestrutura em escolas e creches e conclusão e duplicação de estradas

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Investimentos para Transbrasiliana estão incluídos no PACInvestimentos para Transbrasiliana estão incluídos no PAC
Investimentos para Transbrasiliana estão incluídos no PAC
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Passo Fundo está no mapa de investimentos do Governo Federal por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado na última sexta-feira (11) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O investimento de R$ 1,7 trilhão em obras de infraestrutura, sendo R$ 1,4 trilhão até 2026 e R$ 320,5 bilhões após 2026, tendo como objetivo geração de emprego, crescimento, além de reduzir desigualdades sociais.

Para Passo Fundo, no Eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes, estão previstas a construção total de 35 novas unidades habitacionais por meio do “Programa Minha Casa, Minha Vida” sendo: 8 unidades (Faixa1), 17 unidades (Faixa2) e 10 unidades (Faixa 3); além de a retomada de obras para conclusão de outras 17 unidades habitacionais.

Ainda no Eixo Cidades Sustentáveis, no programa de Esgotamento Sanitário, está prevista a retomada e conclusão da obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário na Bacia Pinheiro Torto.

Já no Eixo Educação, Ciência e Tecnologia, estão previstos recursos para equipamentos de pesquisa agropecuária que devem ser destinados à Embrapa Trigo de Passo Fundo.

Transbrasiliana: a espera acabou?

Com o desafio de implementar obras de desenvolvimento para o país, o Novo PAC contempla ainda investimentos para duas rodovias federais no norte do Rio Grande do Sul, sendo a BR 285 em Passo Fundo e a BR 153 estrada que liga Passo Fundo e Erechim , a chamada Transbrasiliana, que aguarda há mais de 50 anos pela conclusão.

A Transbrasiliana possui 68,4 km de estrada de chão, sendo o único trecho não pavimentado da via que é a quarta maior rodovia do Brasil se estendendo de Marabá, no Pará, até Aceguá, no Rio Grande do Sul.

O Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153, formado pela Universidade Passo Fundo (UPF), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e pelos Coredes Produção e Norte atua buscando a conclusão da rodovia que é fundamental para o desenvolvimento e escoamento da produção agrícola. De acordo com a reitora da (UPF) e presidente do Comitê, professora Bernadete Maria Dalmolin, a inclusão da finalização da rodovia Transbrasiliana no PAC reacende a esperança de que a obra possa ser concretizada. “Acompanhamos este anúncio com entusiasmo, pois essa obra tão esperada abarca os anseios de uma comunidade que busca há décadas materializar projetos que, com a pavimentação desse trecho, transformarão suas vidas. Sabemos que ainda temos muitas etapas pela frente, mas é um momento de agradecimento, ao mesmo tempo em que destacamos a necessidade da vigilância e do acompanhamento para que essa obra saia do papel e seja uma realidade”, disse Bernadete.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, as duas obras são muito importantes para a logística da cidade. “A empresa está executando os projetos e o que a gente precisa é a conclusão deles tanto na BR 285, quanto como da Transbrasiliana. A expectativa é que se concluam ainda no final de 2023 ou início de 2024, para que a gente tenha a real dimensão de que tipo de obras essas empresas de engenharia estão indicando e qual o valor disso, para aí sim começamos o trabalho político muito forte para que possamos executar essas obras nos próximos anos. Estamos em um momento importante, depois de muito tempo temos um deputado federal que é o Luciano Azevedo que pode sugerir e que tem muita força lá em Brasília para fazer com que essa obra entre no radar da execução”, comentou.

BR 285 em Passo Fundo

Com o desenvolvimento da cidade, o fluxo de veículos na BR 285 aumentou consideravelmente por esse motivo a inclusão de obras de duplicação na via são importantes para a infraestrutura de Passo Fundo. “As perimetrais foram um grande avanço na década de 1960 e 1970 e hoje a cidade cresceu além das perimetrais, então faz todo o sentido a gente olhar esses 11 km da BR 285, porque é o trecho de maior fluxo que está dentro da cidade e nós temos em torno do eixo dos 11 km do Distrito Industrial Invernadinha que entra mais de 800 caminhões por dia, então é um fluxo gigante que precisa ser equacionado”, pontua.

Segundo Oliveira, a BR 285 dá acesso a Embrapa, UPF e outros empreendimentos como o próprio Centro Logístico que haverá no Bairro Zachia que precisarão ter fluidez no tráfego de veículos. “É uma BR que tem um fluxo grande e principalmente agora quando for concluído o trecho que está faltando da BR 285 de São José dos Ausentes, que vai fazer a ligação do Pacífico ao Atlântico, essa rodovia é bioceânica, então faz todo o sentido fazer essa duplicação nesses 11 km, porque está dentro da cidade e vai ter um fluxo muito maior de caminhões usando essa ligação do Chile a BR 101”, disse.

Novo PAC no RS

Em todo o Rio Grande do Sul, o PAC deverá investir R$ 75,6 bilhões em obras e serviços. O PAC é dividido em Medidas Institucionais divididas em cinco categorias sendo: Aperfeiçoamento do Ambiente Regulatório e do Licenciamento Ambiental; Expansão do Crédito e Incentivos Econômicos; Aprimoramento dos Mecanismos de Concessão e PPPs; Incentivos à Transição Ecológica; e Planejamento, Gestão e Compras Públicas.

Além de nove Eixos de Investimentos sendo: Cidades Sustentáveis e Resilientes; Transição e Segurança Energética; Transporte Eficiente e Sustentável; Defesa; Educação; Saúde; Água Para Todos; Inclusão Digital e Conectividade; e Infraestrutura Social e Inclusiva.

A consulta de investimentos por estados pode ser feita por meio do site https://www.gov.br/casacivil/novopac/mapas-de-obras-por-estados


Foto: Arquivo/ON


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