Em constante crescimento e em busca de aproximar o cooperativismo de todos os estados do Brasil, a Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG inaugurou sua primeira agência em Governador Valadares, Minas Gerais, nessa segunda-feira (25). A chegada ao município marca o início da expansão da cooperativa para o estado mineiro, que conta com uma área de atuação de 33 municípios.
O primeiro espaço do Sicredi em Valadares está estrategicamente localizado na área central da cidade, com um espaço de 600 m². Associados e futuros associados irão dispor de uma infraestrutura com nove salas de atendimento à pessoa física, jurídica e para o agronegócio, além de cinco caixas eletrônicos disponíveis para retirada de dinheiro e transações financeiras.
Com sede em Passo Fundo, a cooperativa está presente no Rio Grande do Sul, nos municípios de Coxilha, Ernestina, Mato Castelhano e Pontão, além de Santa Catarina, na região do Alto Vale e da Serra, com 15 municípios. Ao todo, já são 21 municípios com agências da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG.
Para o Presidente da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG, Alexandre Palma Palagio, a expansão para Minas Gerais representa tanto o crescimento do Sistema Sicredi, com mais de 120 anos de história, como o da cooperativa, que completa 43 anos em 2024. “Quando expandimos para Santa Catarina, tínhamos um objetivo: o de levar o cooperativismo a mais pessoas e cooperar com os municípios que tínhamos em nossa nova área de ação”, relembra. “Isso não será diferente em Minas Gerais. Estamos comprometidos com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, desenvolvendo nosso pinheiro econômico e social para entregar soluções financeiras adequadas aos associados e promover um mundo melhor, com mais inclusão e menos desigualdade”, pontua o presidente.
Chegando à marca de 67 mil associados, a cooperativa projeta a inauguração de mais uma agência em Governador Valadares neste ano, além de um Escritório de Investimentos. Para o Diretor Executivo da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG, Vidolmar Luiz Pazinatto, a chegada em Valadares representa a força de um sistema que gera impacto social positivo em todos os municípios em que atua no país. “A partir de hoje, Valadares passa a integrar o modelo cooperativista do Sicredi. O orgulho dessa chegada é equivalente à responsabilidade de fazer parte da história das pessoas, e deste estado tão importante para o país. Tenho a convicção que teremos excelentes oportunidades para juntos contribuir na construção de uma sociedade ainda mais próspera”, afirma o diretor.
Cada vez mais, o Sistema Sicredi está expandindo sua presença pelo território brasileiro e levando os benefícios do cooperativismo de crédito para todos os estados do país, além do Distrito Federal. Governador Valadares é uma das 28 novas cidades atendidas pela rede física do Sicredi e uma das 42 novas agências do Sicredi abertas em 2024. Em Minas Gerais, o Sicredi possui 182 pontos de atendimentos, presente em 160 municípios, o que totaliza mais de 270,5 mil associados e cerca de R$ 8,9 bi em recursos administrados.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Sobre a cooperativa Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG
Fundada em 1981, no município de Passo Fundo, a história da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG iniciou com a união de 20 líderes do agronegócio, ligados a Cooperativa de Produção que, juntos, constituíram a Cooperativa de Crédito Rural de Passo Fundo (CREDIPASSO). Hoje, já são 26 agências abertas e o marco de 67 mil associados.
A cooperativa atua em três estados, sendo eles Rio Grande do Sul, com 5 municípios (Passo Fundo, Ernestina, Mato Castelhano, Pontão e Coxilha), Santa Catarina, com 15 municípios (Ituporanga, Bom Retiro, Agronômica, Aurora, Lontras, Rio do Sul, Bocaina do Sul, Laurentino, Petrolândia, Imbuia, Urubici, Chapadão do Lajeado, Vidal Ramos, Presidente Nereu e Rio Rufino) e Minas Gerais com 33 municípios (Governador Valadares, São José da Safira, Nacip Raydan, Marilac, Frei Inocêncio, Jampruca, Mathias Lobato, Coroaci, Sardoá, Divinolândia de Minas, Virginópolis, Gonzaga, Santa Efigênia de Minas, São Geraldo da Piedade, Divino das Laranjeiras, Galiléia, São Geraldo de Baixio, Tumiritinga, Alpercata, Periquito, Fernandes Tourinho, Sobrália, Engenheiro Caldas, Capitão Andrade, Itanhomi, Turumirim, Conselheiro Pena, Goiabeira, Cuparaque, Resplendor, Santa Rita de Itueto, Itueta, Aimorés).