Clima de primavera em meio a janeiro

Semana será de pancadas de chuvas mal distribuídas, como na tarde de ontem, quando foi registrada precipitação de 15 mm no Centro e nenhuma gota d'água na Estação Meteorológica da Embrapa

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

Quem está retornando do veraneio vai encontrar um resto de semana de tempo instável em Passo Fundo. Pelo menos até sábado, serão comuns os registros de pancadas de chuva em áreas isoladas, e a qualquer hora do dia. Os próximos dias, principalmente hoje e amanhã, também serão de temperaturas amenas, bem próximas daquelas encontradas na primavera, principalmente durante a madrugada, quando os termômetros podem chegar a mínimas de até 16º C.  
Ontem, a chegada de uma frente fria, associada a uma área de instabilidade e nuvens carregadas, provocou pancadas de chuva, por vezes fortes, em vários bairros da cidade. Segundo o observador meteorológico da Embrapa, Ivegndonei Sampaio, houve locais em que a precipitação alcançou volume de 15mm, como no Centro, e outros em que nenhuma gota caiu do céu, como na própria Embrapa. A distância entre um ponto e outro, em linha reta, é de apenas dois quilômetros. A temperatura também oscilou bastante nesta terça-feira. A mínima foi de 19,8º C pela manhã, com máxima de 27,6 a tarde.
No acumulado de chuvas, a Embrapa contabiliza 53 mm ao longo de janeiro. Isso representa 37% dos 143,4 mm esperados para o mês. Para efeito de comparação, em 2009, ano marcado pela forte estiagem, principalmente a partir de fevereiro, janeiro registrou 95mm de chuva, marca que, segundo Sampaio, deve ser ultrapassada já na semana que vem.

Previsão para os próximos dias

Quarta-feira: frente fria ganha força ao se associar com nuvens carregadas, provocando pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Condições meteorológicas favoráveis a ocorrência de ventos de intensidade moderada e trovoadas. A mínima é de 18 e a máxima de 24º C.
Quinta-feira: pode iniciar com chuva, melhorando no decorrer do dia. Mínima de 16 e máxima não passando dos 28º C.
Sexta-feira: nova massa de ar seco entra na região, deixando o céu mais claro, sem chuva. Mínima de 14 e máxima de 26º C.
Sábado: inicia nublado, com possibilidade de chuva. Temperatura volta a elevar, trazendo de volta a sensação de abafamento. Mínima de 19 e máxima de 28º C.

Gostou? Compartilhe