Massa de ar frio faz despencar temperaturas à noite

Madrugadas mais frias são consequência da entrada de uma massa de ar frio e úmido na região Norte do Estado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As últimas madrugadas exigiram que alguns cobertores saíssem dos guarda-roupas para aquecer as noites de sono. Isso porque uma massa de ar frio e úmido entrou na região. O fenômeno causou, por exemplo, o nevoeiro ao amanhecer de quinta-feira (14), baixando a temperatura mínima, registrada na madrugada, aos 16,6 graus. "A queda nas temperaturas em madrugadas do mês de janeiro não são anormais", afirma o observador meteorológico da Embrapa Ivegndonei Sampaio.


De acordo com ele, em janeiro de 2000, os termômetros chegaram a marcar 9,5 graus, e, em janeiro de 2002, 10,6 graus. Já o nevoeiro da manhã de quinta-feira foi o que marcou a inversão da temperatura. "O nevoeiro nada mais é do que uma nuvem de garoa que se aproxima do solo. Com isso, se transformando em uma massa de ar seco e frio e favorecendo o aparecimento do sol à tarde, tal como aconteceu", salienta Sampaio.


Entretanto, para a noite desta sexta-feira a previsão é de que a temperatura mínima decline ainda mais, chegando aos 12 graus, mas sem chuva. Para o sábado, a previsão é de dia começando claro, chegando a parcialmente nublado. No final da tarde podem ocorrer pancadas fracas de chuva em áreas isoladas, com as temperaturas entre os 16 e 28 graus.

No domingo as nuvens devem aparecer mais, com tempo começando parcialmente nublado e chegando a nublado. Nuvens carregadas favorecem as chuvas no final da tarde e início da noite. As temperaturas devem variar entre 16 e 29 graus.


A semana começa com temperatura em elevação e formação de nuvens carregadas, elevando as condições favoráveis para pancadas de chuva por vezes fortes, trovoadas e rajadas de vento em áreas isoladas, de rápida passagem e mal distribuídas. Estas devem ser as condições climáticas verificadas até a próxima quinta-feira, 21 de janeiro.


Do total de 143,4 milímetros de chuva esperados para o mês de janeiro, já choveu a quantidade de 67, o que corresponde a 46% da média. Além disso, até esta quinta-feira as temperaturas máximas do mês de janeiro estavam um grau acima da média histórica.

Gostou? Compartilhe