A partir desta terça-feira começa o período de alteração das velocidades nas lombadas eletrônicas e semáforos de Passo Fundo. As mudanças iniciam pela avenida Brasil, no Boqueirão. Os trabalhos serão realizados das 22h às 4h, inclusive com as novas aferições do INMETRO. O cronograma de trabalho foi apresentado nesta segunda-feira pelo secretário de Mobilidade Urbana, Adelar Aguiar, ao prefeito em exercício, Rene Cecconello. Ele pediu que a STMUS mantenha fiscalização permanente durante o período de alteração de velocidades.
Conforme forem sendo feitas as alterações de velocidade nos equipamentos, também será substituída a sinalização. Segundo Aguiar, durante o período de mudanças a comunidade terá que ficar atenta à sinalização, já que haverá alguns equipamentos com velocidade de 50 km/h e outros com 40 km/h. "O que vale é a velocidade que consta na sinalização do equipamento. Os que não tiverem sido aferidos, continuam com a velocidade anterior. Portanto se o motorista ultrapassar a velocidade permitida, será autuado", destacou o secretário.
A alteração foi determinada pelo prefeito Airton Dipp, depois de avaliar estudo realizado pela STMUS sobre o fluxo do trânsito da cidade. Onde a velocidade atual permitida é de 40 km/h, passa a ser 50km/h. Nos pontos onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h, permanece como está.