O Ministério dos Esportes aprovou a criação de mais dois núcleos do projeto Jovem do Esporte. Eles vão atender aos bairros São Luiz Gonzaga e Záchia. A informação foi dada ontem pela secretária de Educação, professora Vera Vieira. A ação já é desenvolvida pela Prefeitura em parceria com o Instituto Esporte e Educação em duas comunidades escolares: Fredolino Chimango e Dyógenes Martins Pinto.
Nos dois locais são desenvolvidas atividades esportivas como basquete, futebol e vôlei, além de outras práticas e ações lúdicas, como dinâmicas para integrar os jovens das duas comunidades que contam com o projeto atualmente. “Durante as aulas, além de atividades esportivas e de lazer, também são abordados temas como drogas, sexualidade e higiene pessoal, objetivando o desenvolvimento integral dos participantes. O mesmo deve acontecer nos dois novos núcleos, que também se encontram na periferia da cidade”, disse ela. O Instituto Esporte e Educação é presidido pela ex-jogadora de voleibol da seleção brasileira Ana Moser, que inclusive já veio até o município lançar o Projeto no último mês de setembro. Criado em 2001, com um grupo pequeno, hoje são mais de 130 funcionários, a maioria professores de educação física e acadêmicos da área. O Instituto atende hoje jovens de 4 a 20 anos, estando inserido em várias comunidades brasileiras, com 10 mil alunos regulares em 43 núcleos.
A coordenadora da Universidade Popular (UP), professora Maria Augusta D´Arienzo, contou que o Instituto Esporte e Educação está na fase de captação de recursos para o desenvolvimento dos dois novos núcleos. Na referida reunião, esteve presente o coordenador pedagógico do Instituto Esporte Educação, Adriano Rosseto Junior, que ofereceu uma capacitação na Secretaria de Educação (SME) à professores dos núcleos de Passo Fundo e Bento Gonçalves.