Samu inicia trabalhos em dois meses

Passo Fundo vai controlar uma central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Serão três ambulâncias atendendo gratuitamente em um consórcio de municípios da região Norte do Estado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 Redação/ON

Está documentado. Passo Fundo vai mesmo receber os serviços do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A partir de março, três ambulâncias devem chegar a cidade através de uma parceria entre governo federal, estadual e municipal. O termo de adesão foi assinado nesta semana, em Porto Alegre, pelo secretário municipal de Saúde, Alberi Grando. Segundo ele, foi feita a solicitação de duas ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado, conhecida como UTI móvel. Os municípios de Palmeira das Missões, Lagoa Vermelha e Erechim também vão controlar centrais iguais a de Passo Fundo, formando uma grande rede de atendimento que vai beneficiar mais de 100 municípios da região Norte do Estado.

Em Passo Fundo, as ambulâncias do Samu ficarão lotadas primeiramente junto ao Hospital Municipal Dr. César Santos (HCS). Mais tarde, o serviço será centralizado junto a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que deverá ser construída em um terreno anexo ao HCS. Segundo o secretário Grando, a contratação dos profissionais que farão o atendimento local será feita pela prefeitura e o custeio dividido entre União, Estado e um consórcio de municípios da região. Serão contratados médicos, motoristas, operadores de rádio, enfermeiros e técnicos de enfermagem para trabalho 24 horas, com seis profissionais de plantão em cada turno.


A matéria completa na edição de O Nacional desta quinta-feira (21)

Gostou? Compartilhe