O secretário municipal de Saúde, Alberi Grando, juntamente com o secretário Estadual de Saúde, Osmar Terra, assinou nesta quinta-feira o convênio que envolve Município, Estado e União e garante a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA em Passo Fundo.
Conforme o secretário Grando, a unidade local da UPA terá área física de 1.300 m² e será construída em terreno de dois mil metros quadrados na Rua Bezerra de Menezes, fundos do Hospital Municipal.
Compete ao município aplainar o terreno e proporcionar a infra-estrutura necessária. Ainda na contra-partida deverá equipar a unidade.
Grando projeta a agilização no atendimento médico, explicando que a UPA realizará atendimentos intermediários entre as unidades básicas e hospitais. “Os hospitais deverão atender somente urgência e emergência com risco de morte”.
Noventa dias é o prazo que, segundo o secretário, a unidade deva ficar pronta, depois da liberação do terreno. O prédio já vem com a estrutura pré moldada, o que agiliza a construção. Das 12 UPAs que estão projetadas para o estado, a expectativa da empresa MBP que vai construir as unidades, é de realizar duas entregas ao mês, a partir de março.