Biblioteca municipal será reformada

Infiltrações serão corrigidas, piso trocado, jardim remodelado e pintura refeita. Porém, o maior problema ainda é a falta de espaço

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Redação ON

Começa na próxima semana a reforma da Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, que completa 70 anos em abril. A informação é da secretária municipal de Educação, Vera Vieira. Será trocado o piso do prédio, consertadas infiltrações, ajardinamento, reformados banheiros e refeita a pintura total. Além disso, tramita junto ao Governo Federal um projeto para troca da mobília. Porém, o problema maior ainda permanece que é a falta de espaço. Ainda de acordo com a secretária, a ideia é em 2011, transferir a Biblioteca para a sede do antigo quartel e ai sim dar vazão para todo o potencial digno de capital nacional da literatura.

A coordenadora da Biblioteca, Marilza Bragagnolo, explica que no prédio localizado nos fundos da antiga Prefeitura, estão alocados mais de 50 mil livros e alguns exemplares de obras raras guardadas junto a Universidade de Passo Fundo. Nas demais áreas do conhecimento, a exposição é em salas diferenciadas, facilitando a procura e a pesquisa. Além das literaturas, são disciplinas como economia, medicina, direito ou ainda autoajuda, espiritismo ou contos com centenas de exemplares à disposição da população. “É difícil a pessoa sair da biblioteca sem o material que procura. O acervo é riquíssimo”, garante Marilza. Andando pelos corredores pode-se encontrar desde obras de 1800, como A história Romana editado em 1847 até os almanaques atuais e os livros do mês trabalhados pelo grupo da Jornada Nacional de Literatura.

Conforme a coordenadora, a biblioteca recebe pessoas de todas as idades e para todos os tipos de leitura. "Leitura de periódicos, para estudar. Eles estudam para concurso, para vestibular. Também há a retirada de livros tanto de literatura quanto de didáticos, os frequentadores fazem pesquisas e utilizam a internet", exemplifica ela.

 

O problema maior ainda é espaço, para que todas as obras possam ficar expostas na própria biblioteca. “Temos um trabalho digno do título que a cidade possui, mas precisamos melhorar nosso espaço para podermos fazer cada vez mais coisas”, disse. Atualmente, 18 funcionários atuam no atendimento ao público e na digitalização das obras que começou a ser feita recentemente. “Temos uma biblioteca viva, cheia de ações”, garantiu ela.

 

A reforma

Segundo a secretária Vera Vieira, uma profissional de arquitetura locada na Secretaria de Planejamento entrega o projeto até o final da semana e ai começam as obras.  Além do piso, da pintura e das imperfeições no teto, serão trocadas as aberturas da frente do prédio. Em alguns dias, devem chegar mais de dez computadores que vão compor uma sala exclusiva para pesquisa virtual. A reforma deve ser concluída ainda no primeiro semestre desse ano.

 

 

Projetos para 2010

Já está em planejamento o calendário de ações da Biblioteca para 2010. Para março, as atividades giram em torno do dia internacional da mulher, dia nacional da poesia – com recital de poesias e dia internacional do teatro e do circo. Abril será um mês especial, pois a biblioteca completa 70 anos de fundação. O objetivo será debater com a comunidade e organizar atividades sobre a importância da instituição para a população. Assim seguem as atividades durante todo o ano, usando o espaço da biblioteca, mas tendo alunos e professores como os principais  participantes. 

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados está aberta das 8h às 11h30 e das 13h30 ás 17h.

 

 

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe