Bilhetagem eletrônica deve ser implementada ainda esse ano

Audiência apresentou modelos de catracas eletrônicas que serão instaladas no transporte coletivo de Passo Fundo. Equipamentos serão locados e custarão aproximadamente R$ 70 mil por mês

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Bilhetagem eletrônica deve ser implantada ainda esse ano

Redação ON

A implementação do sistema de catracas eletrônicas no transporte coletivo de Passo Fundo esteve em debate ontem na Câmara de Vereadores. Conforme a secretária interina de Mobilidade Urbana, Gislaine Mello Alves, o objetivo foi apresentar o modelo para a discussão seja enriquecida com a comunidade. A expectativa é que o sistema seja implementado ainda em 2010, a exemplo do que já acontece em outras cidades gaúchas como Pelotas (RS) e Joinville (SC). Cinco vereadores acompanharam a discussão, assim como secretários municipais e lideranças comunitárias e estudantis.

 Apresentação do modelo

O presidente da Codepas, Clademir Bragagnolo, fez a apresentação oficial do modelo e explicou que uma comissão trata do assunto desde agosto do ano passado. Ele destacou os benefícios da bilhetagem, que é um cartão com determinados valores para serem utilizados no transporte. A idéia é que se elimine totalmente a circulação de valores, eliminando fraudes e dando mais segurança aos cobradores e ao passageiro, evitando assaltos. Além disso, agiliza o embarque e desembarque porque não terá mais a questão do troco. As empresas compraram os cartões para os funcionários, determinando o valor de créditos, posteriormente poderá se fazer o carregamento pela internet.

 No caso de perda, os créditos podem ser recuperados, desde que avisada a central de vendas. Os clientes para os quais a gratuidade é garantida também receberão o cartão, comprovando a isenção da tarifa.O cadastro será feito em alguns postos de venda, espalhados pela cidade. “Não vamos eliminar o cobrador, ele vai precisar manusear o equipamento. A primeira via do cartão será gratuita, a segunda será cobrada. Com o passar do tempo vamos eliminar completamente a circulação de dinheiro e moedas nos ônibus”, destacou ele.

Vários modelos foram analisados pela comissão, entre eles o que é apenas um cartão com leitor e há ainda um com leitor digital. Esse último é o escolhido para Passo Fundo, pela Prefeitura.

 

Matéria completa você lê em O Nacional desta sexta-feira

Gostou? Compartilhe