Trânsito dá mostras que pode fluir

Prefeitura, Kopp e Inmetro terminaram ontem as alterações nos limites de velocidade das lombadas eletrônicas, que agora permitem velocidade de até 50 km/h

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

 

Desde ontem, todas as lombadas eletrônicas da cidade estão operando com o novo limite de velocidade: 50 km/h. O processo iniciou há 15 dias, por determinação do prefeito Airton Dipp. Na avaliação do chefe do Executivo Municipal, os três meses em que os aparelhos operaram tendo como limite 40 km/h serviram para mostrar que o principal objetivo do projeto, melhorar a fluidez do tráfego nas principais avenidas da cidade, não havia sido atingido.

A medida vale também para as sinaleiras eletrônicas das ruas coletoras, onde o novo limite também foi ampliado para 50 km/h. Aquelas sinaleiras que tinham limite de 60 km/h permanecem sem alteração. Na madrugada de ontem, foram aferidas as últimas lombadas e sinaleiras do bairro Petrópolis, completando no total 15 vias que passam a estar adequadas a nova sinalização. O processo terminou 15 dias antes do prazo estabelecido.

Desde que a Kopp - empresa que mantém os equipamentos controladores de velocidade - e o Inmetro iniciaram as mudanças, no bairro Boqueirão, era visível a melhora no fluxo de veículos. As filas de carros que se formavam próximo aos equipamentos aos poucos vão diminuindo, assim como os engarrafamentos.

 

Tolerância continua

Mesmo com a ampliação do limite de velocidade permitido, continua valendo a tolerância em cada um dos equipamentos. Onde o limite é 50 km/h, o condutor pode passar, sem ser multado, a até 57 km/h. Onde o limite é 60 km/h, a tolerância vai até 67 km/h. Vale lembrar que, mesmo depois da meia-noite, quando as sinaleiras começam a operar no sistema amarelo piscante, a velocidade continua sendo medida, e o motorista flagrado em excesso estará cometendo infração.

Gostou? Compartilhe