Fortalecendo o estoque

A poucos dias do Carnaval, período em que os hospitais mais precisam de sangue, Hemocentro intensifica coletas para garantir estoque de sangue durante o feriadão

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


Daniela Wiethölter/ON

O Carnaval está se aproximando e, nesse período, aumenta a demanda de pacientes precisando de sangue, em conseqüência principalmente do aumento de acidentes nas estradas. Prevendo a falta de sangue, o Hemopasso já começou a se preparar para enfrentar o período de escassez.  Segundo o  diretor do Hemopasso, Alex Necker, nesta semana o trabalho será intensificado junto aos hospitais da região para contabilizar demanda que será necessária durante o feriadão. Além disso, os funcionários estão contatando os doadores cadastrados para agendar doações para a semana que antecede do Carnaval e, onde também será realizada uma campanha de captação de novos doadores. “A partir desta semana, o objetivo é montar o estoque estratégico para suprir as demanda para o carnaval”, explica o diretor.
O diretor informou que nesta época do ano, em que ocorrem as férias escolares, há diminuição das doações e o aumento da demanda por conta da elevação dos acidentes. “O normal é recebermos uma média de 65 doações diárias, mas hoje, por exemplo, foram apenas 40”, relata. Os tipos sanguíneos mais procurados são O- e O+.
Todo mês, uma média de 1,3 mil pessoas doam sangue no Hemopasso, que hoje tem em seu banco de dados mais de 200 mil doações já realizadas. Necker lembra que o sangue é fundamental para salvar vidas em momentos de urgência. Para ser doador a pessoa deve ter idade entre 18 a 65 anos, estar com peso acima de 50 kg, não tomar remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e ter boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de qualidade para identificar contaminação por sífilis, HIV, hepatite B e C e outros.

Ar condicionado para doadores
A instalação do novo ar condicionado foi concluída na última semana. Segundo o diretor, os recursos, de aproximadamente R$ 300 mil, foram disponibilizados pelo Governo Federal.

 “Hoje o doador já tem um ambiente mais agradável para doação”, garante Necker.

Horário de atendimento
As doações podem realizadas de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h30. No feriadão de carnaval, o Hemopasso estará fechado para doações entre o dia 13 e 16 de fevereiro, reabrindo na quarta-feira de cinzas (17) a partir das 13h. As doações podem ser agendadas através do telefone 3311-5555. O Hemopasso fica em frente ao Parque da Gare, Avenida 7 de Setembro, 1.055.

 

Gostou? Compartilhe