?"leo de cozinha usado pode ser doado

Produto pode ser armazenado em vasilhas e depois doado aos integrantes do projeto Transformação

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

Terminado o almoço, hora de lavar as panelas. E então, o que fazer com o óleo de cozinha que foi utilizado na fritura? A indagação de muitas donas-de-casa pode ter duas respostas: reaproveitá-lo na produção de sabão ou doá-lo a alguma entidade que faça o reaproveitamento. O que jamais pode ser feito é descartar o óleo diretamente no ralo ou em recipientes que vão para o lixo comum.

Quando o óleo é descartado sem os cuidados necessários, pode causar diversos prejuízos ao meio ambiente. Quando é colocado no ralo, por exemplo, poderá ir do esgoto diretamente para rio e lá ele será responsável pela formação de uma película na água. Com isso, fica impedida a entrada de oxigênio e luz para os animais e plantas que vivem em rios ou mesmo no mar. Além disso, antes mesmo de chegar à rede de esgoto, pode ser o responsável por entupimentos.

Jogado diretamente no solo, o óleo impede o processo de metabolismo de bactérias e outros microorganismos que fazem a deterioração das substâncias orgânicas que viram nutrientes para o solo. Nesse caso, o óleo será consumido pelas plantas como se fosse uma matéria orgânica.

Em Passo Fundo pelo menos uma organização recebe e recicla o material, que é a Aama (Associação de Amigos do Meio Ambiente). Através do projeto Transformação, seis pessoas se beneficiam do óleo de cozinha que é doado por restaurantes, estabelecimentos comerciais e por donas de casa.

Parte do óleo é utilizado para a fabricação de sabão e outra parte passa por uma limpeza e é vendido para outros destinos, tais como a utilização para a fabricação de biodiesel. Janete de Fátima Leite, integrante da associação que recebe as doações, explica que o óleo pode ser doado diretamente no local onde trabalham, que é o pavilhão que fica na vila Popular. "Muito do óleo que recebemos vêm de restaurantes, mas as pessoas em casa podem juntar e trazer aqui na associação, no nosso local de trabalho", explica.

Outra forma de evitar que o óleo de cozinha usado vá parar no meio ambiente e cause poluição é fabricando sabão em casa, conforme a receita que segue.

Receita de sabão

Para cinco litros de óleo de cozinha são necessários outros dois litros de água fervendo, 200 mililitros de amaciante e um quilo de soda cáustica. É importante que todo este material seja manipulado com o uso de luvas, uma vez que a soda cáustica pode causar queimaduras na pele. Outra dica é utilizar utensílios de madeira ou plástico para fazer a mistura.

Ingredientes: 5 litros de óleo de cozinha usado, 2 litros de água fervendo, 200 mililitros de amaciante, 1 quilo de soda cáustica em escama.

Preparo:
colocar a soda cáustica em escamas no fundo de um balde. Em seguida colocar a água fervendo e mexer até que a soda esteja diluída. Acrescentar o óleo sem mexer. Misturar o amaciante e em seguida colocar a mistura em uma forma. As barras de sabão devem ser cortadas somente no dia seguinte.

Gostou? Compartilhe