O secretário de Saúde, Alberi Grando, esteve esta semana na capital federal para tratar de assuntos fundamentais para a comunidade passo-fundense. Na oportunidade, ele buscou agilidade na implantação da UPA (unidade de pronto atendimento), além de viabilizar a instalação do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e reivindicar algumas questões sobre o Hemocentro.
Sobre o Hemocentro, Grando destacou que o órgão atende a toda região, mas que está sendo bancado exclusivamente pelo município de Passo Fundo. "Temos de ver o que também pode ser feito pelos municípios da região", disse. Na questão do Samu, provavelmente, duas ambulâncias serão entregues pelo governo federal até o dia 3 de março. Uma delas será para suporte básico e a outra para suporte avançado. Ainda foi tratado como será o treinamento e como serão contratados os profissionais que vão trabalhar na equipe das ambulâncias.
Já para a unidade de pronto atendimento existe a possibilidade de a prefeitura realizar a licitação, já que o preço da atual empresa que está construindo as UPAs em algumas cidades é elevado. "Ficamos em dúvida se esse tipo de estrutura é adequado para Passo Fundo", disse ele.
Matéria completa na edição de ON desta quinta-feira (11)