A hora e a vez da mobilização total

Encontro regional de mobilização pela inserção de Passo Fundo na rota da ampliação da ferrovia será nesta quarta-feira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Chegou o momento de Passo Fundo se mobilizar e mostrar porque motivo quer integrar o traçado de ampliação da Ferrosul, nascida no Paraná, mas que passará também pelo Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e por Santa Catarina. A audiência regional de mobilização deve reunir centenas de lideranças na próxima quarta-feira (24), no Gran Palazzo, quando o presidente da Ferrosul, Samuel Gomes, vai palestrar. Para entender o projeto da ferrovia, que significa desenvolvimento, estão convidados empresários, representantes de instituições e lideranças em geral atingida pela questão industrial da ferrovia, de transporte ou de turismo. A Ferrosul será uma nova malha ferroviária que integrará a zona da produção do noroeste gaúcho com ligação tanto com o porto de Rio Grande como com a complementação da Ferrovia Norte-Sul.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Cittolin, diz que o que se vê é uma sociedade mobilizada, unida e que está aproveitando este momento único, em que é possível unir três estados em um único projeto. "Evidente que não se poderia falar em um ramal para o Norte do RS sem passar por Passo Fundo. A Acisa, a prefeitura, a Câmara de Vereadores, o Conselho de Desenvolvimento, são exemplos de algumas instituições que estão trabalhando com um propósito único de sucesso, sem nenhuma vaidade que supere o objetivo da conquista", explica. Para ele, a audiência é apenas para mostrar que é assim que nos posicionamos e que Passo Fundo é, e ninguém pode negar, quem vai liderar essa grande ação de desenvolvimento.

Já o presidente do Comude (Conselho Municipal de Desenvolvimento), Elmar Floss, lembra que a realização do Encontro Regional Pró-Ferrosul foi decidida na audiência do Conselho de Desenvolvimento de Passo Fundo e outras lideranças em Curitiba com o presidente da Ferrosul, Samuel Gomes. "A constituição da Ferrosul, a partir da Ferroeste, somente se justifica caso os empresários tenham interesses na ferrovia como forma de agilizar e reduzir os custos de transporte de matérias-primas e de manufaturados",explica.

A matéria completa na edição de ON desta segunda-feira (22)

Gostou? Compartilhe