Redação ON
Foto: Bruno Todero/ON
Há dois anos que os passo-fundenses vivem na expectativa da instalação de uma maltaria da AmBev (Companhia de Bebidas das Américas). Nesses quase 24 meses alguns aspectos avançaram. O município forneceu a área, nas margens da BR-324, e a terraplanagem começou ainda em meados do ano passado.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Cittolin, diz que "estamos falando de uma das empresas mais organizadas do mundo e que tem como prioridade um planejamento seguido à risca. Sabemos que contratempos sempre acontecem, porém o projeto em si não foi prejudicado", disse ele. Cittolin garante que ainda em fevereiro haverá uma reunião para fazer o balanço do que já foi feito na cidade e para projetar a ação para este do ano. Participam, diretores da empresa e representantes da administração municipal. "É bom salientar que a participação da prefeitura tem sido fundamental para as obras de terraplanagem, que é de proporções impressionantes", explica ele. Além disso, a Coprel já fez um investimento superior a R$ 20 milhões para fornecer energia elétrica à empresa. Em junho de 2009, a AmBev conquistou a licença para instalação da planta com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental.
A maltaria será a maior do país e vai gerar 88 empregos diretos, funcionando 24 horas e com capacidade mensal de produção 10 mil toneladas de malte, representando um investimento de R$ 213 milhões. A previsão para início de funcionamento é outubro.
A matéria completa na edição de ON desta segunda-feira (22)