Raquel Vieira/ON
O transporte rodoviário é o principal sistema de transporte do Brasil. Por ele passam 56% das cargas movimentadas no país, contra 21% da ferrovia e 18% da hidrovia. Porém na região do Planalto Médio, onde a ferrovia é utilizada muito pouco perto do que poderia e não há hidrovias, o uso da malha rodoviária quase beira os 100%. Mas em tempos de mobilização pela inserção de Passo Fundo na rota da Ferroeste, qual a interferência da construção de uma ferrovia moderna para a rodovia? A resposta é motivo de diversas interpretações.
O Conselho de Desenvolvimento defende que com a instalação da nova ferrovia, com bitola larga e muita modernidade, haverá a mudança de perfil da malha rodoviária. Isso porque, conforme o presidente da entidade, professor Elmar Floss, já aconteceu em países onde a ferrovia é essencial para longa distância. Ou seja, grandes distâncias são percorridas via trem ou embarcação e pequenos trajetos, via caminhão. "O meu grande sonho é a plataforma logística onde esse sistema já estaria organizado, beneficiando vários setores com pouco custo para os produtores e preço diferenciado aos compradores", explica.
Matéria completa na edição de ON desta terça-feira (23)