Raquel Vieira/ ON
Uma oportunidade para esclarecer e para mostrar interesse. Assim pode ser definida a audiência pró-ferrovia que acontece hoje, a partir das 17 horas, no Gran Palazzo. Inicialmente, o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, vai falar como está o projeto de ampliação da malha ferroviária do Paraná para outros três estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Sul. A ideia é levar desenvolvimento, baratear custos e dar uma outra opção para escoar a produção, incluindo ainda uma alternativa de turismo através da ferrovia de bitola larga.
O vereador Juliano Roso (PcdoB) é um dos integrantes do Comitê e garante que o objetivo é reforçar a mobilização de Passo Fundo pela sua inclusão no traçado oficial. Um esboço da linha foi apresentado pelo presidente Samuel Gomes em recente visita de uma comitiva passo-fundense a Curitiba. Nesse desenho, Passo Fundo estava incluída.
Roso garante que a audiência tem o objetivo também de pressionar o Governo do Estado para o custeio do estudo do impacto da ferrovia na região e no Rio Grande do Sul. Se esse material apontar Chapecó, Erechim, Passo Fundo como a rota ideal, ai é de se comemorar. “Trata-se de uma audiência representativa para mostrarmos a nossa força e a nossa mobilização”, acredita o vereador.
A matéria completa na edição de ON desta quarta-feira (24)