Bruno Todero/ON
Os alunos da rede municipal que retornam as aulas na próxima segunda-feira (1º) terão novidades na hora da merenda. Se antes o momento já era uma dos mais comemorados, imagina agora quando grande parte dos alimentos servidos será oriundo de famílias de agricultores passo-fundenses. Todo o leite consumido, além de uma gama de hortigranjeiros, entre eles cenoura, batata, beterraba, alface, cebola e mandioca, virá direto das propriedades rurais do interior do município para a cozinha das escolas.
Isso vai ser possível em função de um contrato firmado recentemente entre a prefeitura e a Cooperativa de Produtores de Leite de Passo Fundo, respeitando a lei federal 11,947, em vigor desde junho de 2009, que obriga a aquisição de pelo menos 30% da merenda escolar junto a agricultura familiar.
É provável que os estudantes nem parem para pensar nos benefícios que estarão tendo ao ingerir estes produtos, mas a saúde dos mesmos sem dúvidas vai agradecer, já que os alimentos são produzidos, em sua maioria, sem o uso de agrotóxicos. Além disso, quem também agradece são os próprios produtores, que terão garantia de renda extra ao final de todos os meses.
A matéria completa na edição de ON desta sexta-feira (26)