Redação ON
Uma massa de ar polar vinda da Argentina entrou com força no Rio Grande do Sul nessa quinta-feira e deixou o dia com cara de outono. Ao amanhecer, a temperatura variava entre 10°C e 13°C na maioria das áreas do Estado. Durante a tarde, mesmo com sol forte, as temperaturas ainda estiveram amenas. Às 16h, Porto Alegre, Pelotas e Uruguaiana estavam com 24°C. Santa Maria estava com 22°C. Na região serrana, a temperatura não passava dos 21°C.
Em Passo Fundo a mínima foi registrada ontem por volta de 6h, quando os termômetros registraram 11,9°C. A máxima ficou em 22°C. A massa de ar polar foi trazida pela frente fria. A mesma que provocou temporais com ventos e chuva fortes na noite e madrugada de ontem, em São Paulo.
Segundo o site Climatempo, os municípios das Serras Gaúcha e Catarinense e a região da Campanha Gaúcha amanheceram com os termômetros abaixo da marca dos 10°C. A menor temperatura observada nas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia foi de 8,1°C em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul e de 8,5°C em São Joaquim, em Santa Catarina. Em Porto Alegre, o dia amanheceu com 18°C, quatro a menos do que na quarta-feira. Em Florianópolis, a mínima às 6h de quinta-feira foi de 20°C. Em Curitiba, apenas 15°C no mesmo horário, sendo que na quarta a temperatura era de 19°C às 6h.
As temperaturas devem permanecer amenas até domingo, com mínimas entre 12°C e 15ºC e máximas entre 22ºC e 25ºC. A partir da próxima segunda-feira, as temperaturas se elevam um pouco, mas as máximas não devem passar dos 30ºC.