Ensino superior e rede estadual iniciam ano letivo

Nas escolas estaduais, a volta às aulas será marcada por mais alunos, maior carga horária e falta de professores. Imed e UPF retornam às atividades para os alunos de graduação nesta segunda-feira com programações especiais

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 Daniela Wiethölter/ON

Fim das férias para os alunos das principais faculdades e para os 44 mil alunos das escolas estaduais da região que retornam às aulas nesta segunda-feira, dia 1º de março. Na rede estadual, a novidade é o aumento da carga horária, que passará de 20 para 25 períodos semanais. A medida, que é uma adequação a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da educação nacional, vai ampliar de 800 horas pra 823 horas-aula distribuídos nos 200 dias letivos. De acordo com o calendário escolar, em 2010 as aulas estão previstas até 23 de dezembro.

Segundo a coordenadora pedagógica da 7ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), Elisabete Holand, a mudança irá beneficiar os alunos da 5ª série do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio. "É um ganho para o aluno, serão cinco períodos a mais por semana, distribuídos nas diversas disciplinas curriculares, como a Língua Espanhola que será introduzida neste ano no terceiro ano do ensino médio", explica Elisabete.

 Mais alunos, mais aulas: falta de professores

Para o ano letivo de 2010, a 7ª CRE recebeu 8.520 novas matrículas na sua região de abrangência, totalizando mais de 44 mil alunos matriculados nas escolas dos 32 municípios da sua região de cobertura. A grande maioria, 5.320, são de alunos novos que vão cursar o primeiro ano do ensino médio. O restante, 3.200, são de alunos que vão ingressar no 1º ano do ensino fundamental.

Porém, como o aumento da carga horária já está valendo a partir desta semana, algumas turmas já enfrentarão o tradicional problema no início das aulas: falta de professores. A coordenadora admite que, pelo menos nesta primeira semana, algumas turmas ficarão com períodos vagos por falta de professores, mas que a situação deve ser regularizada assim que as escolas fecharem o quadro de professores. "No decorrer da semana pretendemos suprir toda a necessidade, enviando os pedidos de contratação para Porto Alegre", garante.

 Faltaram vagas na Santa Marta

Segundo a coordenadora, faltaram vagas para o primeiro ano do ensino fundamental somente na Escola Maria Dolores Freitas Barros, localizada no bairro Santa Marta. A solução foi transferir os 28 alunos para uma escola da rede municipal de ensino. O restante dos alunos, conforme Elisabete, conseguiram a vaga. "Nenhum aluno ficou fora da sala de aula na 7ª CRE", garante. Porém, ela recomenda que se algum aluno não efetuou a matrícula até o momento, basta procurar a Coordenadoria, que a vaga na rede pública será garantida.

Nas escolas da região central de Passo Fundo, onde a procura foi muito grande, alguns alunos não conseguiram as vagas e foram remanejados para as escolas localizadas nos bairros. "No centro, a maior procura foi para o primeiro ano do ensino médio, mas os alunos foram absorvidos pela Escola Cecy Leite Costa, optaram pela escola do seu bairro ou matricularam-se no turno noturno", informa.

 

Prevenção contra a Gripe A

A SEC (Secretaria da Educação) encaminhou a todas as escolas estaduais material informativo com orientação quanto aos hábitos que podem prevenir a transmissão do vírus. O objetivo dessa campanha de conscientização é diminuir os casos da doença nos estabelecimentos de ensino e nas comunidades.

O material que está sendo distribuído nas escolas estaduais sob o título: "Nós voltamos às aulas. Mas a Gripe A não precisa voltar com a gente", contém dicas para que alunos e professores possam evitar o contágio e a proliferação do vírus, inclusive ensinando como lavar as mãos corretamente. Além disso, os professores estão recebendo fôlderes com indicações de como abordar este assunto no âmbito pedagógico, dentro da sala de aula.

 

Programação especial na Imed

A Imed (Faculdade Meridional) inicia as atividades acadêmicas de 2010 nesta segunda-feira com o ingresso de novos alunos e a retomada das aulas para os veteranos dos cursos de Administração, Direito, Gestão Pública, Psicologia e Sistemas de Informação.

A novidade deste ano é o ingresso das primeiras turmas dos cursos de Odontologia e Arquitetura e Urbanismo.

No total são mais de 2 mil alunos, entre graduação e pós-graduação.

Para atender essa demanda, a instituição investiu em novos laboratórios, destinados aos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Odontologia, além da contratação de novos colaboradores e professores. "É uma satisfação podermos estar preparados com uma infraestrutura completa para atender os nossos acadêmicos", analisa o diretor de Graduação da Imed, Marcelino Pies.

Para marcar o início das aulas, a instituição promoverá atividades especiais na área acadêmica, administrativa, artística e cultural até o dia 8 de março.

 

 Três mil novos alunos na UPF

A volta às aulas na UPF (Universidade de Passo Fundo) será diferente neste ano. Além das atividades do "Trote Zero", os calouros serão recepcionados nas unidades. Segundo a vice-reitora de Graduação, Eliane Lucia Colussi, "é a primeira vez que ao invés de reunirmos todos os nossos acadêmicos num momento único e num grande espaço, a Reitoria e as coordenações dos cursos vão recebê-los nas próprias unidades", explica. Após este momento, será realizado uma grande festa para recepcionar os calouros e integrar a comunidade universitária.

No total, são mais de 3 mil novos acadêmicos em mais de 60 cursos de graduação da instituição, mas ao todo, a UPF conta com aproximadamente 20 mil alunos nas unidades de Passo Fundo, Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Soledade, Sarandi e Palmeira das Missões.

No retorno às aulas, os atuais acadêmicos devem se dirigir diretamente às salas de aula indicadas em seus comprovantes de matrículas, no turno normal de aula. Já os novos alunos serão recepcionados nas suas respectivas unidades acadêmicas e igualmente encaminhados às salas de aula para o início das atividades.

Gostou? Compartilhe