Detran/RS inicia implantação da CNH Digital

Condutores já habilitados só terão a CNH Digital quando da emissão de uma 2ª via ou na renovação

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Detran/RS inicia implantação da CNH Digital
Condutores já habilitados só terão a CNH Digital quando da emissão de uma 2ª via ou na renovação
Agência de notícias do Governo do Estado
O Detran/RS reuniu, nesta terça-feira (2), no Centro de Treinamento da Procergs, os 35 Centros de Formação de Condutores (CFCs) da Capital para orientações sobre a implantação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital. A medida, prevista na Resolução n 287 de 2008, do Contran, visa a padronizar e tornar mais seguro o processo de identificação dos candidatos e condutores, a partir da coleta de impressão digital, além de imagens e assinatura digital.
Primando pela qualidade dos serviços, que é um dos pilares do Detran Público, instituído pelo Governo do Estado, a autarquia aproveita a mudança exigida pela legislação para implantar também a fotografia e a assinatura digitais. Com isso, além de aumentar a segurança do sistema, haverá uma redução substancial do tempo para processamento e expedição da CNH (as imagens digitais são transmitidas para a gráfica on-line).
Também se evitará o bloqueio da emissão do documento por imagens fora dos padrões e as devoluções da papeleta Renach em desconformidade com as normas. Para o candidato, uma vantagem adicional é que não terá gastos com fotografia, que será feita diretamente no CFC com uma câmera digital.
A Portaria n.º 101/2008 do Denatran definiu os prazos para implantação do sistema em cada Estado da Federação. A coleta das impressões digitais nos processos de primeira habilitação começará na Capital em 10 de março. A partir desta data, os novos motoristas receberão a CNH emitida pelo novo sistema. Os condutores já habilitados só terão a CNH Digital quando da emissão de uma 2ª via ou na renovação. Entre abril e novembro de 2010, o sistema será implantado nas demais regiões do Estado

Agência de notícias do Governo do Estado

O Detran/RS reuniu, nesta terça-feira (2), no Centro de Treinamento da Procergs, os 35 Centros de Formação de Condutores (CFCs) da Capital para orientações sobre a implantação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital. A medida, prevista na Resolução n 287 de 2008, do Contran, visa a padronizar e tornar mais seguro o processo de identificação dos candidatos e condutores, a partir da coleta de impressão digital, além de imagens e assinatura digital.Primando pela qualidade dos serviços, que é um dos pilares do Detran Público, instituído pelo Governo do Estado, a autarquia aproveita a mudança exigida pela legislação para implantar também a fotografia e a assinatura digitais. Com isso, além de aumentar a segurança do sistema, haverá uma redução substancial do tempo para processamento e expedição da CNH (as imagens digitais são transmitidas para a gráfica on-line).Também se evitará o bloqueio da emissão do documento por imagens fora dos padrões e as devoluções da papeleta Renach em desconformidade com as normas. Para o candidato, uma vantagem adicional é que não terá gastos com fotografia, que será feita diretamente no CFC com uma câmera digital.A Portaria n.º 101/2008 do Denatran definiu os prazos para implantação do sistema em cada Estado da Federação. A coleta das impressões digitais nos processos de primeira habilitação começará na Capital em 10 de março. A partir desta data, os novos motoristas receberão a CNH emitida pelo novo sistema. Os condutores já habilitados só terão a CNH Digital quando da emissão de uma 2ª via ou na renovação. Entre abril e novembro de 2010, o sistema será implantado nas demais regiões do Estado.

Gostou? Compartilhe