Glenda Mendes/ON
Foto: Vagner Guarezi/especial ON
Se o ano de 2008 foi de crise, o de 2009 foi para pagar as contas e sair do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Com isso, 2010 começou apresentando bom desempenho em vendas no comércio no país. Dados nacionais apontam que a redução da inadimplência bateu seu recorde histórico em 2009, o que pode ter explicação no dinheiro que deixou de ser gasto em 2008 por conta da crise e que foi utilizado para recuperar o crédito no ano seguinte. E, assim, com o nome limpo, muitos consumidores estão aproveitando para fazer novas compras.
Roberto Alfeu Gomes, presidente do SPC Brasil afirma que o bom resultado da queda a inadimplência reflete a recuperação do emprego e da renda dos consumidores. "O ano de 2008 foi da crise, mas 2009 foi o ano da recuperação", afirma. De acordo com Gomes, foram os consumidores de menor poder aquisitivo que ajudaram o país a sair da crise e que vão continuar alimentando o consumo em 2010. "As classes C, D e E são a solução do Brasil", avalia.
Em Passo Fundo, a situação foi um tanto diferente. De acordo com Sérgio Giacomini, diretor do SPC, os últimos três meses do ano foram de recuperação de crédito, mas os índices não permaneceram os mesmos no primeiro mês de 2010. "Se formos considerar os dois primeiros meses, o índice de inadimplência aumentou. Conforme os dados registrados pelo SPC, comparando cancelamentos e registros, podemos confirmar um crescimento de 5,91%", salienta Giacomini.
A matéria completa na edição de ON desta sexta-feira (05)