Acidentes reduzem 4% após lombadas

Total de ocorrências diminuiu de 1.025 para 985 depois do funcionamento dos equipamentos. Ainda assim, número é considerado preocupante pelas autoridades

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Bruno Todero/ON

O poder público municipal tinha três objetivos explícitos ao contratar a instalação das lombadas e sinaleiras eletrônicas na cidade: reduzir os acidentes, diminuir os engarrafamentos e fazer o motorista respeitar as regras de trânsito. Em relação à primeira meta, de fato foi cumprida. O comparativo dos acidentes registrados na cidade mostra que houve redução de 4%, percentual considerado muito baixo, tanto pelos bombeiros quanto pela STMUS (Secretaria de Trânsito, Mobilidade Urbana e Segurança). "Do ponto de vista da administração, precisamos diminuir mais esses índices. A fiscalização eletrônica faz parte desse processo, mas vamos aumentar a sinalização e a educação no trânsito", afirmou Adelar Aguiar, titular da STMUS.

Os dados são relativos à soma das ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros, que atende todas as que envolvem pessoas feridas, e pela GMT (Guarda Municipal de Trânsito), que se detém apenas nos acidentes com danos materiais. Os dados têm por base o mesmo período, de outubro a fevereiro das temporadas 2008/09 (quando não havia os equipamentos) e 2009/10 (quando as lombadas e sinaleiras já estavam funcionando). No primeiro intervalo de cinco meses, foram registrados 1.025 acidentes, 737 pela Guarda e 288 pelos bombeiros. No segundo intervalo, houve 985 ocorrências, 686 registradas na Guarda e 299 nos bombeiros.

A matéria completa na edição de ON desta quarta-feira (10)

Gostou? Compartilhe