Um incêndio ocorrido na tarde desta terça-feira consumiu uma área de aproximadamente 10 hectares às margens da BR-285, próximo à ponte sobre o rio Passo Fundo. O Corpo de Bombeiros deslocou dois caminhões e trabalhou com equipes em duas frentes distintas para combater as chamas que avançaram sobre a vegetação. A pé e com a ajuda de batedores, o trabalho foi realizado durante horas até que o fogo fosse extinto.
O que pode ter causado o início das chamas ainda é não é conhecido, mas ação criminosa não está descartada. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os dias quentes e secos favorecem as queimadas. Geralmente, a propagação de um incêndio depende das condições climáticas e meteorológicas, mas as causas quase sempre estão ligadas a fatores humanos, seja por acidente ou negligência.
Casos recentes
Na noite de segunda-feira (8), quase 4 hectares foram consumidos pelo fogo no banhado da Vergueiro, a área é considerada de preservação ambiental e no local se concentram algumas nascentes. A vegetação seca e a roçada contribuíram para o avanço rápido das chamas. As causas do incêndio estão sendo investigadas.
Segundo o major Gilcei Leal da Silva, omandante operacional do Corpo de Bombeiros, na última semana o rgistro de focos de incêndio foram frequentes. Em alguns casos por que moradores fizeram limpeza de terrenos e a vegetação seca favorece as queimadas. Informações sobre cada caso estão sendo reunidas em um documento que deve ser apresentado ao Batalhão Ambiental.