Falta de chuvas já é preocupante

O mês de março não registrou chuva significativa na região, o que está prejudicando as lavouras de soja e começa a apresentar redução no nível das barragens

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Texto: Glenda Mendes/ON
Foto: Bruno Todero/ON


A previsão para os próximos dias não é nada animadora. Chuva somente no dia em que se inicia o outono, em 20 de março. Até lá, muito sol e calor. Desde o início deste mês, o clima vem sendo determinado por uma massa de ar seco e quente na região. "Essas condições inibem a formação de nuvens de chuva", salienta Ivegndonei Sampaio, observador meteorológico da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo. "O que os boletins indicam é que o retorno de chuvas significativas está previsto para o dia 20 de março, quando se inicia o outono, às 14h32, o que deve amenizar os problemas da safrinha de milho e da soja de ciclo tardio", projeta Sampaio.

O último volume significativo de chuvas registrados na Estação Meteorológica da Embrapa Trigo foi em 16 de janeiro, quando choveu uma quantidade de 41 milímetros. "A temperatura alta, associada à baixa umidade relativa do ar e o vento com brisa moderada é o fenômeno que reúne as condições que favorecem a formação de incêndios em lavouras e matas, por causa da desidratação da planta", alerta o observador, lembrando que todo cuidado é pouco para evitar que os focos de incêndio apareçam.

A matéria completa na edição de ON desta sexta-feira (12)

Gostou? Compartilhe