Texto e foto: Glenda Mendes/ON
O ano letivo nas escolas estaduais de Passo Fundo começou com uma grande novidade. Alunos, professores e diretores, que antes estavam acostumados com aulas divididas em quatro períodos por turno, estão se adaptando à mudança: desde que as aulas começaram, a carga horária foi ampliada para cinco períodos por dia, o que representa uma permanência de mais 25 minutos dentro das salas de aula.
Para alguns, a mudança foi uma surpresa. Para outros, a reivindicação vinha desde 2008. Muitos pais foram pegos desprevenidos e afirmam ter ficado sabendo da mudança apenas no primeiro dia de aulas, em 1º de março. Passadas duas semanas de novos horários, os ajustes continuam e algumas dúvidas sobre o porquê da alteração ainda permanecem.
Segundo a coordenadora pedagógica da 7ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), Elizabeth Holland, em 2008 um grupo de diretores sugeriu e reivindicou o aumento do tempo de permanência dos alunos nas escolas. A indicação foi repassada à Secretaria Estadual de Educação para ser avaliada no ano passado. Ao mesmo tempo, o governo do Estado elaborou os referenciais curriculares que fazem parte do projeto Lições do Rio Grande que prevê a alteração da carga horária de 4 horas para 4 horas e meia de permanência dos alunos em sala de aula. "Desde 2008 alguns diretores de escolas da 7ª CRE solicitavam o aumento da carga horária. Isso, porque os alunos tinham pouco contato com algumas disciplinas, que acabavam sendo ministradas apenas uma vez por semana", esclarece Elizabeth. A proposta foi bem aceita pela coordenadoria que encaminhou à Secretaria Estadual de Educação a indicação dos diretores. "Na CRE, achamos que seria um ganho significativo um período a mais por dia, passando para 823 horas aula dentro dos 200 dias letivos", completa a coordenadora pedagógica.
A matéria completa na edição de ON deste final de semana (13-14)