Sucesso na primeira turma do novo curso de informática da Prefeitura Municipal
Em apenas uma semana, jovens e adultos participaram gratuitamente de um curso de informática básica no Ponto de Leitura do Largo da Literatura, na praça Armando Sbeghen. Praticamente uma aula particular pelo acompanhamento que receberam dos instrutores nesses cinco dias de curso, em função desta parceria da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo e a ONG Junior Chamer International – JCI Passo Fundo.
Nesse último dia de aula, os alunos aprenderam um pouco mais sobre redes sociais, como orkut, facebook, twitter e youtube, além de cada um ter criado um blog com a ajuda dos professores. No caso da técnica em ótica, Rosecler Correia de Barros, que participou das aulas com um dos filhos, Luis Guilherme de Barros Miranda, de oito anos, o blog já está sendo útil em sua vida, pois ela está montando um atelier de artesanato, e vai começar a divulgar suas peças via Internet. “Esse blog vai ser a janela para mostrar o que eu faço. Aprendi muito em uma semana”, disse.
Ela contou que ficou sabendo do curso quando foi levar Luis para conhecer o Ponto de Leitura, ela queria saber como funcionava o empréstimo de livros. “Quero que meu filho se projete na sociedade, por isso incentivo ele a ler e quis que ele cursasse as aulas de informática. Agora ele também já vai ter um certificado”, exaltou ela. No final do curso os alunos ainda ganham um certificado de participação.
A secretária de Educação, professora Vera Vieira, explicou que os cursos são divididos em duas etapas, Alfabetização e Letramento Digital. A primeira visa oferecer noções básicas do computador, com o foco voltado ao mercado de trabalho. Já a de Letramento tem por finalidade desenvolver competências ligadas especificamente à formação de leitores. As aulas são pela manhã, de segunda a sexta-feira, e divididas em seis módulos: introdução à informática, navegação na web, utilização do e-mail, construção de currículo profissional, leitura na web e mídias sociais.
Para se inscrever no curso, os alunos devem ir até a Universidade Popular (UP), que fica na Secretaria de Educação (SME) da Prefeitura Municipal, ou no próprio Ponto de Leitura do Largo. A JCI também está realizando as inscrições através de seu site, pelo www.jcipf.org.br.
Existe ainda no Ponto de Leitura um acervo de mais de 1200 obras, entre literatura infantil, juvenil e adulta, além de gibis e da assinatura de três jornais diários. Cerca de 70 pessoas têm um cadastro para retirar livros. O usuário pode levar três obras de uma vez, ficando por cerca de 10 dias com elas. Para fazer um cadastro os leitores devem levar o documento de identidade ou CPF e um comprovante de residência.
Assessoria Prefeitura
Em apenas uma semana, jovens e adultos participaram gratuitamente de um curso de informática básica no Ponto de Leitura do Largo da Literatura, na praça Armando Sbeghen. Praticamente uma aula particular pelo acompanhamento que receberam dos instrutores nesses cinco dias de curso, em função desta parceria da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo e a ONG Junior Chamer International – JCI Passo Fundo.
Nesse último dia de aula, os alunos aprenderam um pouco mais sobre redes sociais, como orkut, facebook, twitter e youtube, além de cada um ter criado um blog com a ajuda dos professores. No caso da técnica em ótica, Rosecler Correia de Barros, que participou das aulas com um dos filhos, Luis Guilherme de Barros Miranda, de oito anos, o blog já está sendo útil em sua vida, pois ela está montando um atelier de artesanato, e vai começar a divulgar suas peças via Internet. “Esse blog vai ser a janela para mostrar o que eu faço. Aprendi muito em uma semana”, disse. Ela contou que ficou sabendo do curso quando foi levar Luis para conhecer o Ponto de Leitura, ela queria saber como funcionava o empréstimo de livros. “Quero que meu filho se projete na sociedade, por isso incentivo ele a ler e quis que ele cursasse as aulas de informática. Agora ele também já vai ter um certificado”, exaltou ela. No final do curso os alunos ainda ganham um certificado de participação.A secretária de Educação, professora Vera Vieira, explicou que os cursos são divididos em duas etapas, Alfabetização e Letramento Digital.
A primeira visa oferecer noções básicas do computador, com o foco voltado ao mercado de trabalho. Já a de Letramento tem por finalidade desenvolver competências ligadas especificamente à formação de leitores. As aulas são pela manhã, de segunda a sexta-feira, e divididas em seis módulos: introdução à informática, navegação na web, utilização do e-mail, construção de currículo profissional, leitura na web e mídias sociais.Para se inscrever no curso, os alunos devem ir até a Universidade Popular (UP), que fica na Secretaria de Educação (SME) da Prefeitura Municipal, ou no próprio Ponto de Leitura do Largo.
A JCI também está realizando as inscrições através de seu site, pelo www.jcipf.org.br.Existe ainda no Ponto de Leitura um acervo de mais de 1200 obras, entre literatura infantil, juvenil e adulta, além de gibis e da assinatura de três jornais diários. Cerca de 70 pessoas têm um cadastro para retirar livros. O usuário pode levar três obras de uma vez, ficando por cerca de 10 dias com elas. Para fazer um cadastro os leitores devem levar o documento de identidade ou CPF e um comprovante de residência.
Assessoria Prefeitura