Bruno Todero/ON
A repercussão do assalto registrado no PSF (Programa Saúde da Família) do bairro Jaboticabal, na manhã de sexta-feira (12), que acarretou no fechamento do estabelecimento, motivou a adoção de medidas urgentes por parte da Secretaria de Saúde. Já a partir desta semana, alguns dos mais de 30 ambulatórios espalhados pela cidade receberão a instalação de grades de ferro nas portas. Essas grades permanecerão fechadas e chaveadas durante o horário de atendimento a população, e só serão abertas pelos funcionários quando algum paciente procurar o serviço. "Estamos preocupados com a segurança dos funcionários e dos pacientes que estão sendo atendidos", disse o secretário de Saúde, Alberi Grando.
De acordo com o secretário, as grades serão instaladas primeiramente naqueles ambulatórios que apresentam histórico recente de ocorrências policiais. É o caso, por exemplo, do próprio bairro Jaboticabal, além dos estabelecimentos nos vizinhos bairros Professor Schisler e Nenê Graeff.
Grando informou que ontem mesmo abriu um expediente interno na Secretaria para a aquisição das grades. Ele disse ainda que alguns PSFs, instalados em locais considerados mais seguros, talvez não precisem adotar o sistema.
"Não queremos que casos como o de sexta-feira se repitam. Se o funcionário perceber que a pessoa é suspeita ou que porta uma arma, ele não vai abrir a porta", salientou o secretário. O comandante da Brigada Militar em Passo Fundo, tenente-coronel João Darci Gonçalves da Rosa, também informou, ainda na sexta-feira, que a corporação colocou o telefone particular dos policiais para que sejam acionados em qualquer evento suspeito.
Mais informações na edição de O Nacional desta terça-feira