Ambulatório de Tuberculose realiza ações de combate à doença

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em cada unidade de saúde a orientação é para, em caso de um paciente ser identificado com um sintoma de tuberculose,  ser encaminhado para exame. Este trabalho é fruto de um esforço concentrado da equipe do ambulatório de Tuberculose e Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo, que acompanha e orienta pacientes portadores das doenças. E com a proximidade da data em que se comemora o Dia Internacional de Luta contra a Tuberculose, em 24 de março, os profissionais do sistema de saúde municipal estão recebendo orientações sobre como identificar e prestar informações aos pacientes em cada unidade.

Para a enfermeira Jussara Goelzer, coordenadora do ambulatório, o trabalho serve como base para que se identifique possíveis portadores da doença, de forma que se possa tratar e curar a tuberculose. Segundo ela, cada pessoa infectada pode contaminar entre 10 e 15 pessoas , pois o bacilo é transmitido pelo ar. A doença tem cura e em Passo Fundo os índices de cura chegam a 99% dos casos, bem acima da média nacional que é de 85%. Em 2009, 54 pessoas foram tratadas de tuberculose na cidade. O tratamento dura 6 meses e não pode ser interrompido. Os medicamentos são disponibilizados pelo Ministério da Saúde e distribuídos no Ambulatório de Tuberculose da Prefeitura de Passo Fundo. “ Fazemos todo o acompanhamento dos pacientes durante o tratamento e também após o fim do tratamento”, afirmou Jussara.

Ainda é preciso ampliar o trabalho do ambulatório, com a realização de ações  proativas, buscando identificar os pacientes potenciais portadores da doença. Esta é uma das metas do setor, afirmou a enfermeira.

A Tuberculose é uma doença contagiosa que pode matar. Transmitida por um microorganismo conhecido como bacilo de koch, pode atingir os órgãos do corpo, em especial os pulmões. Entre os sintomas estão tosse por mais de 3 semanas, febre alta, geralmente à tarde, suor noturno, perda de apetite, emagrecimento, cansaço fácil, dor no peito e escarro com sangue.

Uma das melhores formas de se prevenir contra a doença ainda é a vacinação em crianças, com a aplicação da BCG, logo ao nascer ou em todas as crianças menores de um ano.

Os encontros para qualificação e orientação dos profissionais de saúde de Passo Fundo estão sendo realizados às terças e quartas-feiras, na sede do ambulatório, que fica no antigo quartel, na rua Teixeira Soares.

Assessoria PMPF

Gostou? Compartilhe