No domingo (21) a Embrapa realiza provas do concurso em todo o país. Em Passo Fundo são dois locais de provas: as escolas Cardeal Arcoverde e Jerônimo Coelho. As vagas contemplam os mais diferentes níveis de escolaridade. São 676 vagas para pesquisadores, analistas e assistentes, que atuarão em todas as regiões do Brasil. As provas do concurso foram organizadas pelo Instituto Nacional de Educação Cetro.
Os salários variam conforme os perfis delineados no edital. Os Pesquisadores A, que precisam ter doutorado, receberão R$ 7.419,96. De acordo com o edital, esse pesquisador poderá, por exemplo, pertencer à Área de Nanotecnologia, Subárea de Nanotecnologia de Micro-organismo.
Os aprovados serão distribuídos nas Unidades Centrais da empresa, situadas em Brasília, bem como em todas as Unidades Descentralizadas, presentes em todas as regiões do Brasil, inclusive as mais novas, como a de Mato Grosso, voltada para soluções tecnológicas integradas para os sistemas agropecuários sustentáveis; Aquicultura, em Palmas, e o Centro de Estudos Avançados, que em breve funcionará no DF.
Todos os inscritos passarão por avaliações objetivas. Haverá também, para alguns cargos, provas discursivas, provas de inglês e espanhol (tradução e versão) e avaliação de títulos. Esta será a primeira etapa do concurso, que ainda prevê provas orais e exames práticos para alguns cargos. A data da prova oral está marcada para os dias 8 e 9 de maio.