Texto: Glenda Mendes/ON
Foto: Vagner Guarezi/Especial ON
Depois de vários dias sem chuvas significativas na região, o outono chega no sábado, trazendo precipitação entre dez e 20 milímetros, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Às 14h32 deste sábado (20) a estação mais seca do ano começa e traz como principal característica um dia e uma noite com exatas 12 horas para cada período, independente da região do planeta.
"Do ponto de vista da meteorologia, o outono é uma estação de transição, marcada pelos grandes contrastes climáticos, com características de verão e de inverno", explica Gilberto Cunha, agrometeorologista da Embrapa Trigo. Segundo Cunha, o início do outono é marcado por algumas características de verão e à medida que vai avançando, se prenunciam os primeiros sinais de inverno.
Além disso, é durante o outono que entram as primeiras massas de ar polar. "A partir do começo de abril se tem os primeiros registros de ocorrência de geadas. As temperaturas mais baixas já registradas no outono podem chegar a -1ºC e -2ºC", comenta Cunha.
A matéria completa na edição de ON deste final de semana (20-21)