Passo Fundo quer imunizar 19 mil pessoas contra a gripe A

Gestantes, crianças de seis meses a dois anos e portadores de doenças crônicas com até 60 anos devem receber a vacina nas unidades de saúde até o dia 2 de abril. A meta para essa etapa é vacinar mais de 19 mil pessoas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Começa hoje a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe A. Até o dia 2 de abril, espera-se imunizar em Passo Fundo 19.150 pessoas entre gestantes, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos, portadores de doenças como obesos, diabéticos, asmáticos, doentes renais, cardíacos e respiratórios (exceto idosos). A meta é imunizar pelo menos 80% dessas pessoas.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, será vacinado nessa etapa o grupo de pessoas mais atingido pelo vírus no ano de 2009. "As grávidas, assim como os doentes crônicos e crianças pequenas, são consideradas um grupo de alto risco para a infecção", relata. A estimativa é vacinar 2.559 gestantes, 3.839 crianças e 12.752 doentes crônicos.
As vacinas serão aplicadas nas 31 unidades de saúde do município, Cais, postos de saúde e Programa de Saúde da Família. Na sexta-feira (19), o município recebeu a primeira remessa de vacinas para a segunda etapa da campanha. Conforme Mara, foram disponibilizados inicialmente 9.600 doses, mas já está prevista um segundo lote para a próxima semana.

Próximas etapas
- 5 a 23 de abril - adultos com idade entre 20 e 29 anos
- 24 de abril a 7 de maio - idosos com comorbidades
- 10 a 21 de maio - adultos de 30 a 39 anos

Gostou? Compartilhe