Basegio deixa presidência em junho

Presidente da Câmara vai cumprir resolução, mediante homologação de candidatura e se afastar da Mesa Diretora durante campanha

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Raquel Vieira/ON

Uma resolução de outubro de 1993, assinada pelo presidente da Câmara da época, vereador Tadeu Karczeski (PDT), deve ser o diferencial para os vereadores que concorrerão em 3 de outubro. Ontem, o presidente da casa, vereador Diógenes Basegio, disse que assim que sua candidatura a deputado estadual for homologada, ele vai deixar o cargo na Mesa Diretora. Segundo ele, seria possível, mas está descartada a possibilidade de se criar nova resolução para o tema. Pois, para Basegio, é uma forma de beneficiar os candidatos liberando-os para trabalhar na campanha. "Além disso, a Câmara hoje tem 12 vereadores, todos com capacidade de ser presidente", afirmou.
De acordo com a resolução, nesse caso, quem assumiria seria o vice-presidente, vereador Juliano Roso (PCdoB), que também é pré-candidato a deputado federal. "Não conheço a resolução na íntegra, não tenho ainda isso definido", garantiu o comunista. O primeiro secretário, vereador Luiz Miguel Scheis (PDT) é pré-candidato à Assembleia Legislativa, assim como Rui Lorenzato (PT), segundo secretário, que disse que não pretende cumprir a resolução, deixando o cargo para concorrer.

O que diz o documento
A resolução estabelece que vereadores que compõem a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, na condição de presidente, 1º e 2º secretários, obrigatoriamente se licenciem, caso concorram a prefeito, vice, deputado estadual, federal, senador, governador ou presidente. Não será obrigatório licenciamento para concorrer a vereador. A licença da Mesa Diretora passa a valer automaticamente a partir do dia da homologação da candidatura pela convenção partidária e sua vigência segue até o primeiro dia útil posterior à eleição. A resolução estabelece ainda que caso haja necessidade será feita eleição provisória para os cargos vagos, se os demais membros também forem candidatos.

Mesa Diretora

Presidente - Diógenes Basegio (PDT)
Vice-presidente - Juliano Roso (PCdoB)
1º secretário - Luiz Miguel Scheis (PDT)
2º secretário - Rui Lorenzato (PT)
3º secretário - Rafael Bortoluzzi (PP)
4º secretário - Patric Cavalcanti (DEM)

Gostou? Compartilhe