Mostrar a cara de quem faz é o que busca a campanha publicitária de 10 anos da Feira Regional de Economia Popular Solidária (Fresol) que acontece nos dias 12 e 13 de Junho. Os empreendedores de agroindústrias, artesanato, alimentos ecológicos, confecções e produtos da agricultura familiar vão estrelar comerciais de TV, rádio, além de anúncios nos principais jornais da região.
Mais que divulgar os produtos eles buscam levar adiante os princípios que estão por trás de cada empreendimento já que estes grupos, que participam da Fresol, trabalham a partir da economia solidária, ou seja, onde existem os princípios da autogestão, da sustentabilidade do planeta, da cooperação, da solidariedade e da diversidade social e cultural. “Ainda existem muitas pessoas que não conhecem este trabalho, outras que até consomem os produtos, mas não sabem de onde vieram, e que são produzidos sem o uso de defensivos, agrotóxicos e sem exploração da mão de obra”, esclarece Márcio Mazzon, coordenação da Feira.
A costureira Maria Isabel Teixeira, protagonista da campanha, ajudou a criar a Associação Mulheres Amigas da Vida (AMAV). Há 5 anos ela e mais 12 mulheres transformam retalhos de tecido em tapetes, almofadas, roupas e utilizam papéis que iriam para o lixo para confeccionar agendas. “Aqui a gente recicla, ajuda o meio ambiente e ainda é uma forma de gerar renda”, conta Maria. As mulheres da AMAV vêem na Fresol a oportunidade para apresentar os produtos da associação e consolidar a idéia de que o consumo responsável deve ser prioridade em nossa sociedade.
Conforme a Coordenação da Fresol, a feira surgiu da necessidade de um espaço diferenciado de comercialização, divulgação e articulação dos grupos que trabalham a partir da economia solidária. “Muitos grupos trabalhavam em suas casas, sem uma troca de experiência, de conhecimentos, sem articulação”, afirma Márcio. A comunidade vai encontrar na X Fresol, além da exposição dos empreendimentos que são vendidos diretamente do produtor para o consumidor, a Mostra da Biodiversidade, oficinas temáticas, painéis e apresentações artísticas e culturais. Tudo aberto ao público. A Fresol será realizada no ginásio do Colégio Fagundes do Reis, na Avenida Brasil Oeste, 1241 – Boqueirão. A expectativa para a feira é a participação de mais de 120 empreendimentos, envolvimento de 20 municípios da região e um público superior a 12 mil pessoas entre comunidade em geral e rede escolar.