Passo Fundo sedia nesta sexta-feira, a partir das 19h, uma reunião geral preparatória ao Seminário sobre o PAC 2, que será realizado no dia 9 de abril, em Porto Alegre, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Atuando como uma espécie de "embaixador do PAC2 no Estado", o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, organiza os encontros em conjunto com as prefeituras locais, vereadores e lideranças sociais.
A articulação da reunião regional em Passo Fundo, está sendo feita pelo Vice-Prefeito Rene Cecconello. Estão sendo convidados prefeitos, vereadores e lideranças sociais da grande região.
O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) deverá ser lançado pelo presidente Lula no dia 29 deste mês, e contempla verbas também para os municípios de até 50 mil habitantes, que não foram contemplados no PAC 1. O ministro Alexandre Padilha vem ao estado em abril para abordar os detalhes do programa. As prefeituras, antes disso, devem elaborar seus projetos para serem encaminhados até maio.
Vanazzi articulou o encontro com o ministro e organiza as reuniões regionais justamente para que os prefeitos tenham as informações necessárias para buscar as verbas em Brasília. São Leopoldo é um exemplo de que projetos bem elaborados tecnicamente trazem recursos federais aos municípios. Na cidade, mais de R$ 200 milhões são investidos em obras do PAC, nas áreas de saneamento, urbanização e infraestrutura. A reunião será no auditório do Sindicato dos Bancários