Partidos definem candidaturas e alianças

Diretórios do PSDB, PR e PPS movimentam-se em busca de organização para a eleição de 3 de outubro

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Raquel Vieira/ON

O Partido da República decidiu na noite de terça-feira (23) apoiar os candidatos do PDT na proporcional. O PSDB ainda não decidiu se vai realizar prévia ou escolher candidatos por consenso. Já o PPS trabalha pela candidatura à reeleição do deputado estadual Luciano Azevedo (PPS) e agora pode também lançar nome para deputado federal.

PR com o PDT
O presidente do Partido da República, Leandro Bussolotto, disse que a confraternização de terça-feira serviu também para decidir que o partido não tem nomes, no momento, para lançar chapa própria. Porém, diante da importância do PR em nível nacional e da composição com a base governista em Passo Fundo, pretende apoiar os nomes escolhidos pelo PDT. "Não temos nomes definidos ainda, mesmo por que o PDT também não bateu o martelo na questão, mas com eles nossa negociação está mais adiantada", explicou.

PSDB decide terça
Os tucanos se reuniram na terça-feira à noite e vão a Porto Alegre no final de semana, depois se encontram novamente na semana que vem para tomar a decisão final sobre os candidatos. Conforme o presidente do partido, Elias Lemes, o tom do encontro com a cúpula estadual deve marcar a linha de decisões em Passo Fundo. Os nomes para a Assembleia Legislativa são do capitão Evandro Zambonato e do próprio Elias. Para a câmara dos Deputados, ou será o deputado estadual Mauro Sparta ou então o diretório de Passo Fundo apoiará Rui Pauletti, de Caxias do Sul. Sparta também é cotado para concorrer ao Senado, inclusive seu nome apareceu com 6,9% de preferência na pesquisa do Instituto Methodus, divulgada na segunda-feira (22). Com esse índice, ele classificou-se em quinto lugar na lembrança dos mil entrevistados para o Senado.

O PSDB conta atualmente com 1.600 filiados ativos no município e realiza um trabalho de refiliação objetivando mais apoio para a eleição deste ano e também para as próximas eleições municipais em 2012.

PPS com deputado federal
O diretório do PPS de Passo Fundo está avaliando a possibilidade de lançar candidato à Câmara dos Deputados na eleição de outubro. Para os dirigentes do partido, a candidatura seria uma forma de contribuir com a legenda e participar mais intensamente do debate eleitoral no Norte do Estado.

A decisão poderá ser tomada em reunião no dia 9 de abril, quando serão anunciadas filiações à sigla de diversas lideranças do município. Conforme o presidente do PPS em Passo Fundo, Luiz Galbari, a prioridade do partido é a reeleição do deputado Luciano Azevedo, único representante de Passo Fundo na Assembleia Legislativa. Mesmo assim, destacou Galbari, a hipótese de lançar um nome do partido à Câmara Federal também será analisada. Ele afirmou que o PPS possui nomes qualificados e irá avaliar todas as possibilidades.

Gostou? Compartilhe