Redação ON
Passados dez dias da data prevista para o início das aulas dos 28 cursos de capacitação para o trabalho oferecidos pela Universidade Popular, a prefeitura ainda estuda um local para que os novos alunos tenham aulas. O motivo do atraso foi a mudança da sede dos cursos para o antigo quartel, que ainda passará por reformas nos próximos meses. Segundo a coordenadora da UP, Maria Augusta D'Arienzo, além da mudança de endereço, também foi feita uma nova licitação para contratar empresas responsáveis pelas aulas. O contrato foi assinado na sexta-feira (19) e duas empresas venceram a licitação, que foi dividida em lotes, conforme as áreas dos cursos.
A empresa passo-fundense Lógica ficará responsável por quatro lotes. Os restantes, que compreendem oito áreas serão de responsabilidade do Instituto Ensinar Desenvolvimento Social, empresa pernambucana, que tem sede em Santa Maria. Além dos cursos profissionalizantes, as empresas contratadas também serão responsáveis por programas da Semcas - Bombeiro Mirim, Pense e Emancipar - e da secretaria de Saúde (CAPS 1 e 2). "A previsão é que as aulas iniciem no dia 5 de abril", afirma a coordenadora.
Segundo a professora, as aulas dos cursos da área administrativa e de artesanato serão realizadas nos próximos meses na sede do Pré-Enem, que fica na Moron, no Centro. Já os cursos de técnico em contabilidade, culinária, garçom e corte e costura devem acontecer provisoriamente na sede da Semcas, no antigo quartel. Os cursos de estética e beleza ainda não têm local definido, mas, segundo Maria Augusta, o problema será solucionado nesta segunda-feira (29), quando acontece uma reunião entre a coordenação da UP e representantes da Secretaria de Assistência Social.
Nova licitação
Para reformar o novo espaço da UP no antigo quartel, a prefeitura está contratando uma empresa que irá avaliar se estrutura do local poderá passar por reformas para atender os cursos profissionalizantes. Após essa avaliação, segundo a coordenadora, será aberto o processo licitatório para contratação, em regime de urgência, de uma empresa para as obras de reforma. "O espaço será totalmente reformulado. Vamos trocar o piso, forro, as instalações elétricas e hidráulicas e instalar as divisórias das salas", relata.