Foi realizada nesta segunda-feira uma reunião entre o secretário de saúde, Alberi Grando e o Diretor do Hospital Municipal, Leandro Bussolotto. A oportunidade visava tratar sobre a questão do espaço que vai ser ocupado pela equipe de saúde do SAMU- Serviço Atendimento Médico de Urgência, junto ao Hospital. Até a conclusão do prédio da Upa, o local servirá de abrigo provisório aos profissionais que realizam o serviço.
De acordo com o secretário Alberi, como neste primeiro momento Passo Fundo receberá somente uma ambulância, é necessário um espaço que abrigue os profissionais que vão fazer os atendimentos e que ofereça uma sala de convivência, cozinha, expurgo, banheiro e um dormitório. “Neste local não haverá atendimento algum. Vai funcionar como o QG da equipe, enquanto não estiver em atendimento”, esclareceu.
O serviço do SAMU será acionado pelo telefone 192, cuja central de atendimento fica em Porto Alegre. Os atendentes da central, avaliando o chamado, tem condições de acionar a ambulância da cidade de onde partiu a solicitação ou da cidade mais próxima da urgência, para proceder ao atendimento.
O governo federal entregou na última quinta-feira, em São Paulo, a ambulância de Passo Fundo. Uma empresa licitada pelo Estado deve trazer o veículo ainda no mês de abril.