MST acampa em área arrendada em Passo Fundo

Grupo arrendou um hectare de terra em Bom Recreio, reivindica reconhecimento do Incra e auxílio da prefeitura. Acampamento Che Guevara deve se manter em pé até assentamento das mais de cem famílias

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Raquel Vieira/ON
Foto: Leonardo Andreoli/ON


Desde 14 de novembro, Passo Fundo tem um acampamento do MST (Movimento sem Terra) no distrito de Bom Recreio, proximidades da ERS-153. São cem famílias cadastradas, embora apenas 50 vivam no local chamado de Che Guevara, construído em um hectare de terra arrendado por apoiadores do movimento. Felipe Biernaski é representante do grupo e garante que é o primeiro da história a se fixar no município.

Depois de procurar muito, a reportagem de O Nacional chegou ao local, na tarde de ontem. Sem placas e com pouco movimento, o acampamento está localizado em uma estrada secundária, próximo a uma sanga. A pequena via que dá acesso não é pavimentada. Ao se aproximar, é possível ver a bandeira do MST ao alto, estendida conforme o vento, e uma cruz enrolada em panos vermelhos e verdes em frente à guarita. Paulo Camargo, proprietário do armazém que atende a comunidade do distrito, diz que mantém uma boa convivência com os acampados, o mesmo afirmam os agricultores vizinhos. O movimento é de paz, garante um dos integrantes.

A matéria completa na edição de ON desta quarta-feira (31)

Gostou? Compartilhe