Redação/ON
Diante de uma Catedral lotada, os três bispos da diocese e dezenas de padres celebraram na tarde de ontem a missa da saúde com bênção dos santos óleos. O momento também foi de renovação do sacerdócio, tal como acontece todos os anos na Quarta-feira Santa.
Desde o último domingo, várias tem sido as celebrações que lembram a Semana Santa, período que antecede a Páscoa é que explica a fé católica. Isso, porque as atividades lembram a morte e ressurreição de Jesus Cristo, acontecimento no qual está baseada a crença dos cristãos.
Hoje, Quinta-feira Santa, a celebração nas paróquias é pelo sacerdócio e eucaristia. Além disso, é quando de representa a cerimônia de lava-pés, que o momento em que Jesus Cristo teria lavado os pés dos discípulos em sinal da missão de servidão.
Já a Sexta-feira Santa é destinada à realização da Via Sacra, que representa a condenação, o calvário, a crucificação e morte de Jesus Cristo. Também é quando ocorre a procissão do Cristo morto. Para o Sábado Santo fica a celebração da ressurreição, realizada normalmente à noite. No domingo de Páscoa, considerado o Dia do Senhor, as celebrações voltam a acontecer nos horários comumente realizados durante o restante do ano.
Penitência
Para a Sexta-feira Santa também é reservado um momento de penitência, que acontece com o jejum de carne de oração. A relação entre um e outro se dá porque foi na sexta-feira que o sangue de Cristo foi derramado. Historicamente, este momento passou a ser relacionado com o sangue da carne, por isso o jejum desse alimento.
Programação Catedral
Quinta-feira - 1º de abril
20h - celebração da instituição da eucaristia e sacerdócio com rito do lava-pés. Ao final da missa, momento de adoração ao santo sacramento e confissões
Sexta-feira - 2 de abril
9h - Via Sacra e benção das ervas medicinais
10h - celebração com participação catequisandos
15h - liturgia da Paixão e Morte de Cristo
16h - procissão do senhor morto ao redor da praça Marechal Floriano
Sábado - 3 de abril
20h - solene liturgia de vigília pascal
Domingo - 4 de abril
Missas às 7h30, 9h, 10h30, 18h e 20h